Tailândia encomenda mais dois helicópteros H225M

0
1193

A Real Força Aérea da Tailândia (RTAF conforme sigla em inglês) assinou a compra de mais dois helicópteros multifunção H225M dando continuidade ao programa de modernização de sua frota, lançado em 2012.

Os dois novos helicópteros têm entregas previstas para 2019 e vão se juntar à frota de quatro unidades do modelo já adquiridas pela RTAF. Dois H225M do primeiro contrato serão entregues até o final de 2016.

Após a assinatura do novo contrato, a RTAF  considera expandir ainda mais a frota desse modelo. “Este acordo marca a grande confiança depositada pela RTAF nas aeronaves H225M e em suas capacidades comprovadas para cumprir as missões mais difíceis”, disse Philippe Monteux, diretor da Airbus Helicopters na região Sudeste da Ásia e Pacífico. “Estamos honrados em ser um parceiro na modernização da frota da RTAF e continuamos empenhados em garantir total apoio e serviços completos para suas operações”, concluiu.

Os H225M da RTAF são especialmente equipados com fast roping (técnica de desembarque com cordas especiais onde os helicópteros não podem pousar), guincho de carga, farol de busca e sistemas eletro-ópticos (EOS) para missões de resgate em combate (C-SAR conforme sigla em inglês), voos de busca e salvamento (SAR), transporte de tropas e outras tarefas.

O H225M da Airbus Helicopters é um helicóptero biturbina de 11 toneladas que traz em sua configuração sistemas de navegação e de missão de alto desempenho, incluindo um exclusivo piloto automático digital de quatro eixos para proporcionar uma excelente autonomia de voo.

A aeronave é membro da bem-sucedida família Super Puma/Cougar de helicópteros militares, com mais de 500 unidades entregues em todo o mundo. Atualmente é operado pelas forças armadas da França, Brasil, México, Malásia, Tailândia e Indonésia, bem como foi selecionado no mês passado pelo  Kuwait, que efetuou  encomenda de 30 unidades.

Ivan Plavetz