A AirMod é composta por uma equipe de profissionais experientes em todas as especialidades aeronáuticas na indústria da aviação, atuando em áreas como a Gestão de Programas e Projetos; Engenharia; Certificação; Suporte ao Cliente; Planejamento e Custos de Manutenção; Produção; Qualidade; Manutenção de Aeronaves.
A notícia envolvendo a empresa e a upgrade de 25 células de T-27 Tucano para um cliente estrangeiro deixou várias dúvidas por envolver aspectos de confidencialidade característicos de contratos militares.
A reportagem de Tecnologia & Defesa apresentou oito perguntas, prontamente respondidas por Amaury Acatauassu, CEO da AirMod:
1- Esses 25 exemplares (células) de T-27 Tucano a serem modificados sairão de estoques da Força Aérea Brasileira?
R: Não, as 25 células que iremos modificar não serão oriundas do estoque da Força Aérea Brasileira (FAB).
2- O cliente da AirMod é governamental ou é uma Private Military Company (PMC)?
R: Podemos afirmar com 100% de certeza que é um cliente Governamental.
3- Gostaríamos de acompanhar o desenvolvimento de forma próxima, pois entendemos que esse é um mercado extremamente promissor, basta ver as dezenas de empresas semelhantes que fazem esse trabalho nos EUA, por exemplo, e a explosão de demandas de guerra assimétrica em diversos hot-spots pelo mundo.
R: No momento oportuno, e se houver autorização do Cliente, poderemos apresentar mais informações e detalhes do Programa.
4- O escritório de Delray Beach fica a quatro horas de carro de Jacksonville, sede da Embraer nos EUA. O escritório da AirMod Aerostec em Alverca fica a 35 minutos de carro das instalações da OGMA em Lisboa, Portugal. A sede em São José dos Campos está praticamente ao lado da Embraer. Existe algum tipo de relação com a montadora de aeronaves nesse contrato?
R: Não há qualquer participação do OEM do T-27 nesse Programa (OEM=Embraer). A AirMod e “Prime Contractor” totalmente autônoma para conduzir e realizar todas as atividades requeridas e/ou especificadas.
5- Qual o valor do contrato, prazo dos trabalhos e cadência planejada de entregas?
R: informações contratuais como as solicitadas são mantidas reservadas, por determinação do Cliente.
6- Qual a configuração de armamentos e layout de cockpit previstos para esse T-27 convertido?
R: Novamente, essa é uma informação mantida reservada, por determinação do Cliente.
7- O motor será reaproveitado sem melhorias?
R: Os motores das aeronaves, comumente do tipo Pratt&Whitney Canada PT-6 turboélice, poderão ser objeto de revisão e extensão de vida útil, avaliaremos caso a caso.
8- O Parque Tecnológico de São José dos Campos (PqTec SJC) deverá receber as instalações do Laboratório de Integração e Testes, utilizado para a montagem e integração do protótipo. Essas facilidades também poderão atender contratos da aviação comercial, além dos desenvolvimentos militares?
R: Sem dúvida. A intenção é continuar utilizando o laboratório para integração de sistemas aeronáuticos, não somente para defesa mas também para atender contratos da aviação comercial e executiva.