A Embraer anunciou hoje, no Farnborough International Airshow, a venda de seis aeronaves A-29 Super Tucano para a Força Aérea Paraguaia (FAP). O contrato inclui equipamentos de missão e pacote logístico integrado, com as entregas previstas para 2025.
“A defesa é um bem público puro, pois presta à sociedade um serviço que contribui única e exclusivamente para a estabilidade da nação como elemento essencial para o desenvolvimento integral de um país. Isto tem um impacto positivo não só nas questões que dizem respeito ao exercício da soberania nacional, mas também em todas as áreas de desenvolvimento. A Força Aérea Paraguaia tem a missão constitucional de zelar pela integridade territorial e, no seu âmbito, exercer a soberania efetiva do espaço aéreo, enfrentando novas ameaças, como o combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado transnacional. Para fazer frente às ameaças emergentes, estamos em processo de modernização de nossos meios aéreos e de detecção, e os comunicados estarão à altura dos padrões tecnológicos que nos permitem aplicar corretamente as medidas impostas na Lei de Vigilância e Proteção do Espaço Aéreo Paraguaio de forma a contribuir efetivamente para a preservação da paz e da segurança regional e internacional”, disse o general do ar Júlio Rubén Fullaondo Céspedes, Comandante da FAP.
O Super Tucano é líder mundial em sua categoria, com mais de 260 aeronaves encomendadas, mais de 550.000 horas de voo com 60 mil em combate. O número de Forças Aéreas que operam o A-29 Super Tucano cresce continuamente devido à combinação de características únicas que permitem a escolha de menor risco, flexível e possuindo o conceito de manutenção simples, que oferece altos níveis de confiabilidade, disponibilidade e resistência estrutural com baixos custos de ciclo de vida.
Fonte: Embraer
Respostas de 3
Essa venda, junto com a do Uruguai, está relacionada àquelas 12 células da FAB paradas ou serão aeronaves totalmente novas, que serão fabricadas ainda ?
Será que os AT-27 paraguaios vai passar por modernização ?
Sou apaixonado pelo A-29 e pelo gripen.
Quero muito, ver o crescimento e a conclusão do nosso prosub. E pela aviação da marinha e do exército, não só de asas rotativas, mas de asas fixas também.
Defesa antiaérea e dominação da sabernética para as três forças.
-Todas completadas.
– ORDEM E PROGRESSO.