Super Tucano e a disputa para substituir os OV-10 das Filipinas

0
4981

De acordo com o portal de noticias Jane’s Defence Weekly, a Força Aérea das Filipinas (PAF conforme sigla em inglês) está preparando o lançamento de uma nova concorrência para selecionar um modelo de aeronave de suporte aéreo aproximado (CAS Close-Air-Support). Essa é a quarta vez em dois anos que a PAF retomará a competição CAS.

Conforme o portal, uma fonte filipina confirmou que a PAF está planejando emitir em breve nova requisição de propostas (RFP Request For Proposals) e que o programa terá participação do EMB-314 Super Tucano da Embraer e do T-6 Texan II da norte-americana Beechcraft.

Documentos relativos às concorrências anteriores especificam que a PAF está requisitando seis aeronaves CAS acompanhadas de suporte logístico, pacote avaliado em cerca de US$ 101 milhões.

O programa foi lançado em 2014, mas foi repetidamente cancelado devido, em parte, por motivo de desqualificação dos candidatos. Segundo a fonte, o KT-1C da sul-coreana Korea Aerospace Industries (KAI), versão armada do KT-1 Woong-Bee, por exemplo, não atendeu os requisitos de carga útil.

Entre essa e outras razões, ainda segundo o portal Jane’s, o Super Tucano da Embraer emerge como favorito das autoridades da PAF. Além das caraterísticas técnicas da aeronave, o favoritismo corresponde também ao fato de que o Super Tucano opera com sucesso não somente no país de origem, mas também foi aceito em várias Forças Aéreas do mundo incluindo Chile, Colômbia, Equador e Indonésia.

Outra fonte próxima ao assunto confirmou que a emissão do RFP relativo ao CAS está bem próxima. Mudanças na administração do país asiático também contribuíram com os sucessivos adiamentos do programa.

Vale recordar que a PAF emprega em missões de ataque leve jatos SIAI-Marchetti S.211 e turboélices North American Rockwell OV-10 Bronco e SIAI-Marchetti SF.260 TP. O novo avião CAS selecionado pela PAF deverá substituir os veteranos OV-10.

O vencedor da CAS irá substituir frota dos veteranos OV-10 da PAF (Imagem Força Aérea das Filipinas)
O vencedor da CAS irá substituir frota dos veteranos OV-10 da PAF (Imagem: Força Aérea das Filipinas)


Ivan Plavetz
Fonte: Jane’s Defence Weekly