De acordo com entrevista do comandante da Força Aérea da Suécia, general Micael Bydén, publicada no portal de notícias sueco Nyteknik, o avião militar de transporte KC-390 está sendo analisado no âmbito do futuro programa de substituição dos Lockheed C-130 Hercules em serviço no país europeu.
A Força Aérea sueca possui atualmente cinco C-130H entregues desde 1981 e um C-130E recebido em 1969, posteriormente modificado para o padrão “H”. Esse sexto exemplar possui provisões para reabastecimento ar-ar, sendo que seu emprego é mais voltado para o treinamento de pilotos de Gripen em operações REVO, conforme compromissos firmados com a OTAN.
Discussões sobre alternativas de atualização da frota de transporte militar estão em andamento, focadas principalmente nos desafios financeiros envolvidos no setor de Defesa. No caso dos C-130, há planos para execução de algumas atualizações tecnológicas nos C-130, incluindo integração de capacidade de visualização noturna (NVG). Entretanto, a longo prazo, a solução será adquirir novos aviões.
Bydén citou também o C-130J Super Hercules como alternativa ao lado do KC-390, sem expressar preferência por algum deles, comentando apenas que ambos incorporam tecnologias mais avançadas, algumas delas exigidas pelo ambiente operacional que predominará nos próximos anos.
Ivan Plavetz
Fonte: Nyteknik