De acordo com informações oficiais, um caça Sukhoi Su-30 Mk2V da Aviación Militar Bolivariana (AMB), caiu no dia 16/10, por volta das 16:46 (horário local), na Base Aérea Militar Capitán Manuel Ríos (BAEMARI), localizada Município Autónomo Julián Mellado, no Estado Guárico, devido a um incêndio de uma de suas turbinas, seguida de explosão, durante a decolagem.
Os dois tripulantes, o General de Brigada Virgilio Márquez Morillo, que era o comandante de BAEMARI, e o Capitão Nesmar Salazar, acionaram os assentos ejetáveis K-36DM, que são do tipo zero-zero (podem ser acionados em altitude zero e velocidade zero), mas os mesmos não funcionaram corretamente, o para-quedas do general-de-brigada não abriu após a sua ejeção, e o assento do capitão falhou totalmente, o mesmo indo ao chão dentro da aeronave.
Uma fonte no local do acidente confirma que o Sukhoi estava decolando, passando pela altura da Torre de Controle, apresentou falhas no controle de voo e virou bruscamente para a direita, ao mesmo tempo que ocorria o problema no motor.
O general Virgilio Márquez conseguiu ejetar-se e caiu amarrado à cadeira,morrendo no impacto com o solo.
O capitão Nesmar Salazar caiu com o avião ao chão.
REDILL-3 – ZODI-35-Guárico
Grupo Aéreo de Caza N°11
EVENTO:
Accidente fatal de Aeronave Sukhoi 30 Mk2, siglas. al mando del Ciudadano GB Virgilio Marquez Morillo CI: , fallecido y el CAP Nesmar Salazar CI N°
LUGAR – FECHA HORA:
– Base Aérea Cap Manuel Ríos
Hora: 1614:46OCT19.
OBSERVACIONES:
– La aeronave caza bombardero Su-30 , siglas , al mando del GB Virgilio Marquez Morillo y el Cap Nesmar Salazar, luego del despegue con plan de vuelo de traslado a Barcelona, viró bruscamente a la derecha que obligó a los tripulantes activar la eyección, a baja altura con el lamentable siniestro.
CONSECUENCIA:
– Lamentable fallecimiento de los dos pilotos y perdida total por siniestro del SU-30
ACCIONES TOMADAS:
– Se informó al Comando Superior.
– Bomberos y ambulancia en el área
– Activación de la Junta Investigadora de Accidentes de la INGAV.
ESTATUS
En investigación
HORAS DE VUELO
– Cero punto uno (0,1) horas
COMBUSTIBLE
– Por determinar
PASAJEROS
– 02 pilotos
CARGA
– 00
A AMB recebeu 24 Su-30 Mk2V em 2006 e esta é sua segunda perda.
A primeira ocorreu em 17/09/2015, quando perseguia um avião não identificado, supostamente colombiano, próximo à fronteira.
Os SU-30MK2V foram recebidos a partir de novembro 2006 em vários lotes, portanto a manutenção principal não tinha uma data fixa, as horas de voo de cada aeronave sendo a referência.
Em 2015, segundo fontes na Venezuela, começaram as negociações com os russos para a manutenção dos caças.
De fato, o avião acidentado estava indo de sua base de Carrizal à de Barcelona para ser submetido a manutenção, onde os russos estão instalados, desde março, cobrindo a frota Su-30MK2V.
Foto ilustrativa: AMB