- Maior hackathon do mundo, o Space Apps Challenge São Paulo ocorre entre 19 e 21 de outubro.
- Para solucionar desafio, participantes poderão acessar dados da agência espacial americana.
A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Osasco sedia entre sexta, 19, e domingo, 21, a primeira edição do Space Apps Challenge São Paulo.
Organizado em parceria com a Fatec São Paulo, a Prefeitura de Osasco e as Coordenadorias da Juventude e da Mulher, Igualdade Racial e Diversidade Sexual do município, o evento da Nasa é considerado o maior hackathon do mundo.
A maratona de programação é realizada simultaneamente em várias cidades do mundo.
No Brasil, além de São Paulo, as cidades já confirmadas são Curitiba, Fortaleza, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Foz do Iguaçu e Palhoça.
A Fatec Osasco será a única instituição pública a sediar o evento no País.
O objetivo do projeto, que reúne designers, engenheiros, programadores, artistas e profissionais das mais diversas áreas, é que os participantes resolvam desafios reais criados pela agência espacial americana com soluções inovadoras.
Na sexta-feira, 19, a Fatec realiza um Data Bootcamp para esclarecer as dúvidas dos participantes e formar as equipes. A maratona começa no sábado pela manhã e segue até o final da tarde de domingo. A escola terá espaço para que as equipes que desejam fazer revezamento possam acampar.
Os participantes terão acesso aos dados da Nasa e poderão escolher a categoria do projeto. São seis temas: Você pode construir um…; Ajude as pessoas a descobrirem a Terra; Vulcões, icebergs e asteroides; O que o mundo precisa agora é; Um brilho gelado e Um universo de beleza e maravilhas.
“Com a maratona, os alunos podem aplicar os conceitos trabalhados no conteúdo dos cursos das Fatecs”, diz o diretor da Fatec Osasco, Francisco Felinto. “São projetos que visam sustentabilidade, melhor entendimento do planeta e foco em prevenção de desastres.”
Ao final do evento, duas equipes serão selecionadas para a final global e os candidatos terão uma semana para criar um vídeo de até 30 segundos descrevendo o projeto.
Os finalistas globais serão anunciados em até 45 dias após o evento e a Nasa anunciará os vencedores em janeiro de 2019. O prêmio para a equipe vencedora será uma visita ao Kennedy Space Center, na Flórida, nos Estados Unidos.
Serviço