SMACE, o novo sistema de mísseis dos Fuzileiros Navais

O contrato assinado prevê a entrega de viaturas blindadas de alta mobilidade com mísseis e motores de fabricação nacional, além de drones de última geração

O Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha do Brasil (MB) assinou na última quarta-feira, dia 19 de novembro, durante o Dubai Airshow, um contrato de encomenda tecnológica com a empresa brasileira SIATT e o Grupo EDGE para o Sistema de Mísseis Anticarro Expedicionário (SMACE).

O acordo contempla o desenvolvimento do SMACE, que integrará viaturas blindadas 4X4 de alta mobilidade equipadas com lançadores de mísseis anticarro MSS 1.2 Max. O sistema será complementado por drones de alta tecnologia com capacidades de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR), combate e ataque ao solo, aptos a operar contra veículos blindados e embarcações.

A viatura leve da GM Defense, de alta mobilidade, testada no deserto durante o evento, possui motor 2.8L Duramax, fabricado em São Paulo. O novo blindado do CFN, conta com tração nas quatro rodas, proteção balística leve e peso de 2,2 toneladas. Trata-se da mesma tecnologia adotada, recentemente, pelo Exército dos Estados Unidos para substituir os veículos HMMWV, com um conceito que prioriza a simplicidade da operação e manutenção.

O míssil guiado de alta precisão MSS 1.2 MAX, fabricado pela SIATT, será 100% nacional. Já o drone, produzido pela EDGE, virá dos Emirados Árabes Unidos. Toda a integração será realizada no Brasil, em um projeto absolutamente inovador, que combina viatura, míssil, comunicações e drone com capacidades ISR e de combate.

“Essa iniciativa reforça o compromisso da Força Naval com o desenvolvimento de soluções estratégicas alinhadas às demandas contemporâneas de segurança e soberania. Além disso, o evento fortaleceu a interlocução com empresas e instituições estrangeiras, abrindo caminho para novas oportunidades de desenvolvimento conjunto e ampliando a visibilidade da Base Industrial de Defesa brasileira no cenário internacional”, afirmou o contra-almirante (Fuzileiro Naval) Cláudio Leite.

Autoridades da MB, SIATT, EDGE e GM Defence durante a assinatura do contrato (Foto: divulgação)

O SMACE poderá ser empregado em operações litorâneas, contra blindados e embarcações, suprindo uma lacuna de capacidade operativa do CFN no combate anticarro expedicionário.

Com isso, o CFN alcançou passo significativo em sua agenda de inovação ao adquirir o SMACE, que combina mobilidade superior, consciência situacional avançada e uma arquitetura totalmente conectada e interoperável, além de integrar todos os componentes críticos de missão. O Comando do Material de Fuzileiros Navais definiu requisitos táticos e conceituais para permitir que forças leves operem de forma eficaz e projetem poder em terra, com ênfase em engajamento e desengajamento rápidos, operações distribuídas, observação remota de longo alcance por meio de drones e enlaces de dados táticos para coordenação em tempo real de missões anticarro. Essa abordagem tem como objetivo neutralizar meios blindados tanto em operações anfíbias quanto nas litorâneas.

O diretor-geral e CEO da EDGE, Hamad Al Marar, ressaltou a importância da parceria com o CFN. “Essa nova solução antitanque é apenas uma das várias iniciativas que estamos desenvolvendo junto ao Corpo de Fuzileiros Navais. Ao integrar mísseis guiados avançados, sistemas não tripulados e uma arquitetura de comando em rede, fortalecemos a capacidade do Brasil de enfrentar ameaças, ao mesmo tempo em que ampliamos a capacidade global de suas Forças Armadas. Este acordo reforça ainda mais o amplo alcance internacional da EDGE e seu posicionamento competitivo na região da América Latina, além de destacar o valor de longo prazo da nossa parceria, que continua a impulsionar a inovação com impacto muito além das fronteiras brasileiras”.

Após a entrega do primeiro sistema, que será composto por duas viaturas blindadas, e sua avaliação operacional em 2026, o plano é ampliar a capacidade nos anos posteriores.

SMACE (Foto: EDGE)



Texto: capitão de corveta (T) Fabrício Costa e 1º tenente (RM2-T) Jéferson Cristiano / Agência Marinha de Notícias

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *