Na última segunda feira, o website de T&D foi alvo de um ataque cibernético coordenado, o chamado “SpamBot”, onde computadores infectados por um código malicioso oculto começam a gerar centenas de milhares requisições de acessos a um determinado website, causando o seu colapso.
Em pânico, o servidor utilizado pela publicação (LocaWeb) retirou o website de T&D do ar, de forma unilateral, sem qualquer aviso ou comunicação direta entre as partes. De fato, a equipe da revista perdeu um dia inteiro até compreender o que estava acontecendo.
A parte o lamentável (não) atendimento prestado pelo provedor nesse episódio, objeto de futura ação judicial, ficou clara a tentativa de censurar, calar a mais antiga publicação impressa especializada em Defesa da América do Sul.
Lamentamos profundamente o acontecido, e pedimos desculpas aos nossos leitores. Novas medidas de segurança foram implementadas e reduzimos as vulnerabilidades para retornar o website ao ar, o que foi alcançado neste sábado.
O caso do ataque SpamBot já está nas mãos da Delegacia Especializada De Investigações De Crimes Cibernéticos (DEICC) da Polícia Civil de MG.