Sistemas de armas do C295W

0
3480
(Imagem: Airbus Defence & Space)

A Airbus Defence & Space e a Roketsan Missiles Industries da Turquia assinaram memorando de entendimento (MoU conforme sigla em inglês) com objetivo de integrar um conjunto de sistemas de armas no avião militar de transporte e vigilância C295W.

De acordo com os termos do documento assinado durante o Farnborough Airshow 2016, as duas companhias trabalharão em regime de cooperação em várias áreas de projeto, integração e testes de vários sistemas de armas do portfólio de produtos da Roketsan.

Entre os sistemas que serão integrados no C295W figuram o míssil CIRIT de 70 mm guiado por laser, o míssil anticarro de combate de longo alcance guiado a laser LUMTAS e a bomba guiada a laser TEBER.

As atividades conjuntas serão iniciadas nos próximos meses, sendo que há previsão de ensaios de carregamento e lançamento de armas com emprego de um C295W de desenvolvimento.

O gerente da divisão de aviação militar da Airbus D&S, Fernando Alonso, disse que a companhia está totalmente comprometida em prosseguir o desenvolvimento de novas aplicações para o C295W e para aprimorar as existentes permitindo que o C295W conserve sua liderança no mercado.

Assinatura do MoU entre Airbus D&S e Roketsan. (Imagem: Roketsan)
Assinatura do MoU entre Airbus D&S e Roketsan. (Imagem: Roketsan)

Segundo Alonso, há uma clara oportunidade para atender uma demanda global por aviões utilitários armados que oferecem  custos operacionais efetivos e a gama de produtos da Roketsan e sua comprovada expertise fazem dela uma parceira ideal.

Emin Alpman, chairman da Roketsan, disse que a companhia está perfeitamente posicionada para aperfeiçoar a capacidade ar-superfície do C295W com armas sofisticadas dotadas de tecnologias de ponta. “Nós estamos prontos para combinar nossa expertise com a Airbus D&S com propósito de desenvolver novas soluções para Forças Armadas de países aliados”, ressaltou Alpman.

Ivan Plavetz