A solução de tecnologia de defesa pontual para unidades de superfície oferece níveis mais altos de eficiência em cenários altamente críticos
Em um contexto global de múltiplas ameaças em constante mudança, o sistema naval de defesa interna Rheinmetall GDM-008 Millennium, com alta cadência de tiro por minuto e munição AHEAD “inteligente” programável, está começando a ser de interesse na América Latina.
Esse interesse é orientado tanto para novos barcos de patrulha oceânica ou fragatas multifuncionais, quanto para a modernização de unidades navais que buscam equilibrar sua capacidade de defesa contra novos perigos.
Especialmente na região sul-americana, que passa por um período favorável para a renovação de suas unidades de superfície, com projetos e investimentos, alguns deles já em andamento, que mudarão a face das forças navais do subcontinente para as próximas décadas.
MUNIÇÃO INTELIGENTE
A face mais visível do sistema de defesa de ponto (“close in weapon systems” – CIWS) altamente eficaz da Rheinmetall Air Defense é o canhão revólver de 35 mm tipo RG Mk3, que oferece um alcance efetivo de até 4.000 metros.
O RG Mk3 possui um carregador interno com 252 cartuchos de munição AHEAD (Advanced Hit Efficiency And Destruction), o que aumenta a eficiência na destruição avançada por impacto, nos modos tiro a tiro, tiro rápido de 200 tiros por minuto e rajadas de 1.000 tiros por minuto.
Na prática, essa munição “inteligente”, programada pela Oerlikon AHEAD, lança uma nuvem de subprojéteis em uma curta explosão de alta densidade, de modo que mesmo o menor dos alvos em andamento – como drones – é atingido por um número suficiente de acertos para causar destruição e, como resultado, o fim da ameaça.
Desta forma, o sistema naval de defesa interna Rheinmetall GDM-008 Millennium, equipado com a munição autoprogramada Oerlikon AHEAD, apresenta benefícios incomparáveis, fornecendo um amplo espectro de capacidades destrutivas para alvos ameaçadores, protegendo tudo, desde barcos de patrulha oceânica a fragatas multifuncionais ou navios de projeção multiuso.
E, especialmente, para entregar uma alta capacidade específica para a destruição de pequenos alvos, como UAVs (veículos de ataque não tripulados) ou drones, com uma baixa relação custo/destruição, um poder letal escalável e um potencial de crescimento aplicável não apenas aos sistemas de defesa de pontos navais, mas também estacionários e móveis.

MOTIVO DO INTERESSE
O Millennium Cannon System possui um dispositivo de medição e programação de velocidade de saída com três anéis, localizados no cano do tubo de canhão RG Mk3, que mede a velocidade real de cada projétil à medida que passa pelo dispositivo.
Quando a bobina tripla cruza, o fusível de cada um dos projéteis Oerlikon AHEAD, que por sua vez consiste em 152 subprojéteis de tungstênio de 3,3 gramas, é programado e ajustado de forma ideal para uso nas mais diversas e específicas missões e alvos.
Como opção adicional, a munição Oerlikon AHEAD pode ser usada sem fusível. Nesse modo, o comportamento no impacto é o de um projétil normal, capaz de perfurar e destruir até mesmo alvos fortemente blindados.
Quanto ao consumo e custo da munição programável, embora o preço unitário de cada tiro seja mais alto, é compensado pela eficiência do sistema Rheinmetall GDM-008 Millennium, equipado com a munição autoprogramada Oerlikon AHEAD, pois permite que a ameaça seja destruída com menor consumo de munição em comparação com outros sistemas.
Esta capacidade é reforçada pela disponibilidade de ter mais munições no carregador do sistema RG Mk3, prontas para responder a um maior número de “engajamentos” para a sua defesa, sem necessidade de recarga imediata.
ÚLTIMA DEFESA
O Rheinmetall GDM-008 Millennium CIWS, equipado com a munição autoprogramada Oerlikon AHEAD, tem mais pontos a seu favor, como sua tecnologia permite a instalação em menos de uma hora, a capacidade de escolher a integração com os sensores do navio ou optar pelo fornecimento de um sistema independente.
Sua alta confiabilidade de quase 98% é um fator chave que, juntamente com sua imunidade a todos os tipos de contramedidas eletrônicas, o torna um conceito excepcional para lidar com mísseis antinavio, bombas, drones e várias ameaças de superfície e aéreas.
Versátil, o Rheinmetall GDM-008 Millennium CIWS, equipado com a munição mais poderosa O Oerlikon AHEAD autoprogramado também pode ser capaz de se juntar às operações anti-superfície da frota, lidando com uma grande chance de sucesso, força e velocidade, o afloramento de mastros de observação ou comunicação de um submarino.
Montado em navios de patrulha oceânica ou fragatas multifuncionais, ele também pode fornecer um nível aceitável de cobertura para apoiar uma operação de desembarque anfíbio ou proteção e cobertura para uma missão de infiltração ou extração de forças especiais em ambientes hostis.
Concebido como um sistema altamente capaz, o Rheinmetall GDM-008 Millennium CIWS, equipado com a munição autoprogramada Oerlikon AHEAD, é realmente a última linha de defesa de um navio de superfície.
Ele dá ao usuário final a proporção certa de ação e segurança para destruir as várias ameaças às unidades de superfície, desde mísseis de manobra terminal, mísseis supersônicos, UAVs, drones ou minidrones, até embarcações de ataque costeiro rápido (FIAC).
Ameaças que não podem ser ignoradas pelas unidades navais do futuro, sejam elas novas ou modernizadas, ou aquelas que podem contar com um sistema de defesa interno com menor cadência de tiro, menor capacidade de destruição ou munições com diferentes capacidades.
Uma responsabilidade tão crítica que, sem dúvida, deve oferecer o máximo de chances de sucesso, pois dela dependem a sobrevivência da espaçonave e o sucesso de uma missão.

Fonte: Rheinmetall
Respostas de 3
Esta ai um produto interessante para armar o Atlântico e o futuro Oiapoque, que tivem seus Phalanx retirados.
Redatores uma dúvida a ser esclarecida: O seasnake é “parente”, o fabricante é o mesmo?
São sistemas diferentes, mas ambos da Rheinmetall