Sistema combinado de aterrissagem em deck de voo

0
1628

A Airbus Defence & Space e a britânica Aeronautical & General Instruments (AGI), assinaram um memorando de entendimento (MoU conforme sigla em inglês) visando trabalhar conjuntamente na integração do Airbus Deck Finder no Visual Landing Aid Systems (Sistema de Aterrissagem Visual) baseado em navios da AGI.

De acordo com a Airbus D&S, as duas companhias tem por objetivo oferecer ao mercado um sistema que equipe navios de Marinhas com propósito de prover suporte para aeronaves tripuladas e não tripuladas durante operações embarcadas em ambientes desafiadores em qualquer condição meteorológica.

Conforme a Airbus D&S, o Visual Landing Aid Systems da AGI é um avançado e sofisticado sistema de iluminação capaz de dar suporte à operações de aeronaves tripuladas em deck de voos de navios. Já o DeckFinder funciona com radio-frequência, GPS-Independente e posicionamento relativo de alta precisão, característica que permite controle de sistemas aéreos não tripulados durante os períodos de descolagem e aterrissagem.

A Airbus D&S acrescenta que a combinação dos dois sistemas representa um significativo passo na direção na extensão do envelope  operacional naval de aeronaves tripuladas e não tripuladas.

Geof Eeles, CEO da AGI, disse que a parceria entre Airbus D&S e AGI une tecnologias mundialmente reconhecidas dominadas pelas duas corporações e constitui oportunidade única para potenciais clientes adquirirem sistemas  de última geração do genero.

Evert Dudok, diretor de negócios da área de Comunicações, Inteligência & Segurança (CIS) da Airbus D&S, afirmou que a companhia vê esta parceria como um importante avanço  que permitirá que o sistema venha a ser perfeitamente integrado em plataformas navais novas e existentes em todo o mundo.

O MoU prevê um produto pronto para o mercado já no primeiro semestre de 2017.

 

Ivan Plavetz