Simuladores de tiro para treinamento das Forças Armadas

0
4093
Foto 1 EBTS. Imagem de abertura.
(Imagem: IBTS)

Graças a um financiamento de aproximadamente R$ 550 mil da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a EBTS (Empresa Brasileira de Treinamento e Simulação) desenvolveu um simulador de tiros com tecnologia genuinamente nacional, capaz de se adaptar totalmente às necessidades de treinamento dos militares e policiais brasileiros e com suporte técnico diferenciado. A inovação já está em uso pelo Exército Brasileiro, pela Polícia Militar da Bahia, do Distrito Federal e futuramente de Minas Gerais.

Os simuladores contam com múltiplas telas de projeção e são empregados no treinamento de tiro com armas letais e não letais, tanto nas fases iniciais dos futuros policiais, como também no aprimoramento de técnicas e táticas de enfrentamento. A tecnologia utilizada é inédita no País e é dominada por um seleto grupo de empresas internacionais.

“A EBTS passou a ser uma das poucas empresas mundiais que domina esta tecnologia. Conseguimos colocar o Brasil na vanguarda tecnológica na América Latina em termos de simulação de combate e de uso da força policial”, destacou Adolfo Jachinski Neto, diretor da EBTS, ressaltando a importância da valorização da base industrial de defesa brasileira.

Ivan Plavetz