Simulador aperfeiçoado para o Dauphin AS365

O simulador full-flight (FFS) do helicóptero Dauphin AS365 no Centro de Treinamento de helicópteros da Airbus Helicopters em Cingapura foi atualizado para fornecer treinamento altamente realista para operações de busca e salvamento (SAR), diurnas e noturnas, oferecendo aos pilotos, capacidade para treinar com segurança.

A atualização foi realizada pela Airbus Helicopters Southeast Asia no Seletar Aerospace Park, incorporando um sistema de gerenciamento de voo CMA9000 ao simulador baseado em movimento do AS365, e incluindo o modo SAR no piloto automático de quatro eixos APM 2010. É a interface entre esses dois aviônicos que melhora o treinamento das operações SAR.

A aplicação permite que as tripulações de voo experimentem o ambiente operacional durante as missões SAR, utilizando todas as capacidades do sistema CMA9000 e do piloto automático APM 2010 – inclusive o voo com orientação de navegação precisa, realização de padrões de busca e voos pairados, assim como cenários que requeiram o uso de botes de resgate, foguetes iluminadores e sinalizadores por fumaça.

O CMA9000 é um sistema de gerenciamento de voo altamente capacitado utilizado em helicópteros operados por vários prestadores de serviços de emergência, forças policiais e organizações governamentais. O APM 2010 é um piloto automático digital dual-duplex que reduz a carga de trabalho do piloto para uma maior eficácia das missões e melhor consciência situacional e, ao mesmo tempo, fornece excelente estabilidade de voo pairado automático com alta precisão.

Foto 2 FlightSim-AS365.
Upgrade de simulador (FFS) para pilotos de Dauphin proverá mais realismo ao treinamentos de missão SAR. (Imagem: Airbus Helicopters)

“O sério compromisso da Airbus Helicopters com a segurança de voo é realçado por nosso moderno simulador de voo, tornando-o o único sistema desse tipo no mundo com essa capacidade de treinamento de missões SAR”, afirmou Derek Sharples, diretor executivo da Airbus Helicopters Southeast Asia. “Os operadores que voam helicópteros da família Dauphin, em especial a versão civil AS365 N3/N3+ e a variante militar Panther AS565 MBe, serão muito beneficiados com o treinamento para missões SAR, uma das mais desafiadoras.”

Sharples acrescenta que pilotos qualificados em outras aeronaves equipadas com o mesmo sistema também poderão utilizar o simulador como um dispositivo de treinamento para conhecimento e familiarização do sistema.

O treinamento de busca e salvamento com o moderno simulador full-flight na Airbus Helicopters Southeast Asia terá início em março, tendo a Royal Thai Police (Polícia Real Tailandesa) como o cliente inaugural. Atualmente, essa força policial opera um Dauphin AS365 N3+, configurado para missões SAR com o sistema de gerenciamento de voo CMA9000, além de um guincho elétrico, instalações de rapel, guincho de carga e faróis de busca. Um segundo AS365 N3+ equipado de forma similar será entregue à Royal Thai Police ainda este ano.

As operações deste simulador tiveram início em abril de 2012 e, até o momento, o aparelho já foi utilizado no treinamento de mais de 300 pilotos de 20 países diferentes.

Ivan Plavetz

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Durante cerimônia realizada nesta quinta-feira, 28 de março, no Ministério da Defesa (MD), foi assinada carta de intenções entre Brasil...

No mês de março de 2024, a 21ª Bateria de Artilharia Antiaérea Pára-quedista (21ª Bia AAAe Pqdt) recebeu uma unidade...

Na manhã de hoje, 27 de março, ocorreu a cerimônia de lançamento ao mar do submarino Tonelero (S42), o terceiro...

Durante a LAAD Security & Defence 2024, feira voltada para a Segurança Pública que acontece entre os dias 2 e...

Comentários

EM BREVE