Simpósio de Doutrina e Brevetação de Combatentes de Montanha

0
2024

A 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha (4ª Bda Inf L Mth) do Exército Brasileiro, realizou a Operação Manitu com objetivo de fortalecer e promover o desenvolvimento da doutrina de emprego da tropa de montanha.

Nas jornadas da manhã e da tarde, representantes de diversas organizações militares estiveram no 10º Batalhão de Infantaria Leve para participar do VII Simpósio de Doutrina de Montanha da 4ª Bda Inf L Mth. Durante o evento foi debatido o papel da Brigada no contexto de transformação da Doutrina Militar Terrestre, e a geração da capacidade de operar em ambientes de montanha.

Operação Manitu teve como objetivo fortalecer a mística e promover o desenvolvimento da doutrina de emprego da tropa de montanha. (Imagem: 4ª Bda Inf L)

Na sequência das atividades, foi realizada uma cerimônia noturna de brevetação de 530 novos montanhistas militares. Os oficiais, subtenentes, sargentos, cabos e soldados que concluíram o Estágio Básico de Combatentes de Montanha 2016 (EBCM) foram formados pelo 10º Batalhão de Infantaria Leve, de Juiz de Fora (MG); pelo 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, de São João Del Rei (MG); e pelo 32º Batalhão de Infantaria Leve, de Petrópolis (RJ).

Durante a solenidade, ainda foram homenageados montanhistas pioneiros, como o coronel da reserva Sérgio de Souza Cirillo, o coronel da reserva Carlos Alberto Alves de Araújo e o 2º tenente da reserva Damir Silva.

Ivan Plavetz