SIMDE e DESEG recebem comandante da Aeronáutica

O Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE) e o Departamento de Defesa e Segurança da FIESP (DESEG) receberam na segunda-feira (05/08), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, o tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, comandante da Aeronáutica, para uma Reunião Plenária Conjunta.

Carlos Erane de Aguiar, diretor-presidente do SIMDE e diretor-titular do DESEG, iniciou a reunião ressaltando a significativa contribuição da Força Aérea Brasileira (FAB) para o desenvolvimento e inovação do País, mencionando os grandes projetos estratégicos da FAB, como o FX-2 (Gripen F-39), o KC-390, o KC-X e o KC-30, que prevêem investimentos de R$ 45,5 bilhões entre 2009 e 2034. Esses projetos são responsáveis por 24,9% do total de investimentos do Ministério da Defesa, gerando mais de 18 mil empregos diretos e indiretos e contribuindo para a exportação de mais de US$ 3,5 bilhões em 2023.

A cooperação entre o DESEG, SIMDE e a Força Aérea é vital para o sucesso desses empreendimentos e para manter a excelência da indústria de defesa brasileira. Carlos Erane concluiu agradecendo ao comandante Damasceno e a todos os presentes, além de expressar sua gratidão ao presidente da FIESP, Josué Gomes, pelo apoio irrestrito aos projetos e ao setor de defesa e segurança.

Em seguida, o tenente-rigadeiro Damasceno realizou uma apresentação sobre as ações da FAB, abordandoa importância da instituiução na construção da infraestrutura aeronáutica e na segurança do espaço aéreo nacional. Ele ressaltou o papel crucial no apoio à aviação civil e no desenvolvimento da indústria aeronáutica, exemplificado pela parceria com a Embraer.

Além das contribuições históricas, Damasceno enfatizou os exercícios militares que a FAB realiza para garantir a prontidão e a eficiência operacional. Entre eles, destacam-se o exercício Tapio, focado em guerra não convencional e realizado com a participação de Guarda Nacional de estados norte-americanos e o CRUZEX, a maior operação aérea do Hemisfério Sul, que ocorrerá em Natal (RN) entre outubro e novembro, com a participação de vários países.

Junto à Defesa, a FAB contribui significativamente para a integração nacional e o apoio à sociedade, realizando resgates, transporte de órgãos e assistência a comunidades remotas. Damasceno destacou operações recentes, como a evacuação de brasileiros na Faixa de Gaza e missões de apoio na Amazônia, que evidenciam a prontidão e a capacidade de resposta rápida da FAB.

Carlos Frederico Queiroz de Aguiar, diretor do SIMDE, comentou sobre a apresentação da FAB, destacando a importância dos feitos e a relevância dos exercícios de aprestamento, especialmente em cenários de conflito como os da Ucrânia e Rússia. Carlos Frederico enfatizou a necessidade de o Brasil investir em tecnologia, como veículos aéreos não tripulados e inteligência artificial, para melhorar a capacidade de resposta e aprendizado. Ele também lembrou a importância de acelerar os processos de desenvolvimento e implementação dessas tecnologias para fortalecer a Defesa e a infraestrutura nacional.

Fonte: SIMDE

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *