Empresa amplia capacidade produtiva em São José dos Campos e reforça parcerias estratégicas
A história da SIATT é marcada por pessoas que unem experiência, conhecimento e paixão para criar soluções inovadoras em defesa e segurança. Desde sua fundação, em 2015, a empresa transforma conceitos e tecnologias em produtos estratégicos para o Brasil, reforçando a soberania do país e aumentando a sua capacidade de defesa e poder de dissuasão.
A trajetória da SIATT começa muito antes de 2015, pois a base que daria origem à empresa já estava sendo construída. No início dos anos 1990, um grupo de engenheiros se uniu para enfrentar a crise do setor aeroespacial e manter viva a capacidade tecnológica nacional. Essa experiência inicial formou o alicerce que, anos depois, permitiu com que os sócios fundadores Azhaury Cunha Filho, Rogerio Salvador, Carlos Alberto Carvalho, Wagner Amaral criassem uma empresa inovadora focada em soluções estratégicas de defesa. Mais tarde, juntaram-se à sociedade Ricardo Ramalho, Robson Duarte e Wanderley Dumont agregando suas competências e talentos.
Superando grandes desafios e guiados por um propósito comum, os fundadores criaram a SIATT, posicionando a empresa em importantes programas nacionais de defesa desenvolvidos em parceria com as Forças Armadas. Ao longo desses 10 anos, construíram um legado de inovação tecnológica, com destaque para o míssil antinavio MANSUP, desenvolvido com a Marinha do Brasil, sua versão estendida MANSUP-ER (em parceria com a Marinha e com o Grupo EDGE), o míssil antitanque MAX 1.2 AC, desenvolvido com o Exército Brasileiro e o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz), projeto da Marinha do Brasil.
“A indústria de defesa e segurança é, por natureza, estratégica. Ela não apenas fortalece a soberania nacional, mas também impulsiona o desenvolvimento tecnológico, gera empregos de alta qualificação e posiciona o Brasil entre as nações capazes de desenvolver suas próprias soluções críticas. Nossa empresa nasceu com essa missão e, ao longo desta década demonstramos resiliência, visão e a capacidade de transformar desafios em conquistas. Provamos que é possível inovar, competir e entregar resultados com seriedade, transparência e responsabilidade”, afirmou Azhaury Cunha Filho, presidente do Conselho de Administração da SIATT, na ocasião da cerimônia de inauguração da nova instalação em São José dos Campos.
Em 2023, a companhia recebeu como sócio o Grupo EDGE, em uma operação na qual o conglomerado de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, adquiriu 50% da empresa. A parceria fortalece a capacidade de expansão da SIATT e amplia sua presença em projetos conjuntos de defesa e segurança no Brasil e no exterior.
“A parceria com o Grupo EDGE acelera nossa inovação e nos permite oferecer soluções de defesa ainda mais sofisticadas. Estamos preparados para os próximos desafios, mantendo o foco na tecnologia e na soberania do país”, completa Azhaury.
Essa trajetória ganhou um novo capítulo com a inauguração da nova sede da SIATT, localizada no Jardim Limoeiro, em São José dos Campos (SP). A planta possui 6.000 metros quadrados e reúne setores administrativos e de engenharia, laboratórios e instalações de produção, ampliando a capacidade de desenvolvimento e fabricação de sistemas e produtos de alta tecnologia.
A cerimônia contou com a presença do vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth; do Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, comandante da Marinha do Brasil; de Hamad Al Marrar, CEO do Grupo EDGE; e do prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias, entre outras autoridades civis e militares.
A nova sede é um passo importante que permite à SIATT expandir sua capacidade e garantir que as Forças Armadas brasileiras disponham de sistemas modernos, fabricados no país dentro dos mais rigorosos padrões internacionais de segurança e qualidade. O objetivo da SIATT é contribuir para a autonomia tecnológica de defesa e para a soberania do Brasil e de países aliados, propósito que ganha ainda mais força a partir da parceria com o Grupo EDGE.
Azhaury Cunha também agradeceu e destacou o papel fundamental dos colaboradores da SIATT. “Vocês são o coração desta empresa. Com talento, dedicação e espírito de missão, cada colaborador ajudou a transformar um sonho ousado em uma realidade concreta ao longo desses 10 anos. Hoje, inauguramos não apenas uma sede, mas um futuro — um futuro de inovação, de responsabilidade e de contribuição concreta para a soberania nacional”, afirmou.

Fonte: Rossi Comunicação