A SIATT, que participa da 8ª BID Brasil, evento que ocorre em Brasília, está expondo a sua linha de produtos voltados para o segmento de Defesa.
O que mais chama atenção no estande são as duas variantes do míssil antinavio MANSUP.
O primeiro é o MANSUP, capaz de atacar alvos 70km distante com precisão e navegação rasante sobre a água (“sea skimming”), voando a aproximadamente 2,5m de altura da água durante a fase de aproximação, diminuindo a sua exposição às defesas antiaéreas inimigas. O míssil é resistente à interferência eletrônica e pode operar sob condições meteorológicas adversas. A sua navegação é feita por sistema inercial com guiagem terminal por radar ativo e designação do alvo utilizando algoritmos inteligentes.
Com 5,78m de comprimento, 0,35m de diâmetro, envergadura de 1,13m e pesando 860kg, o MANSUP é compatível com vasta quantidade de lançadores disponível no mercado e em operação em diversas marinhas pelo mundo.
“Até o momento nós fizemos seis lançamentos do MANSUP e teremos mais três que devem ser realizados até 2025. Nesses próximos testes vamos verificar o emprego do míssil em condições mais extremas do envelope, como por exemplo em mar agitado ou exigindo do míssil manobras maiores. O último lançamento será com ogiva real”, disse Carlos Alberto de Paiva Carvalho, diretor de Competitividade da SIATT.
O segundo modelo da família é o MANSUP ER, que possui alcance de 200km. O míssil será equipado com um “booster” descartável com 3 segundos de queima, além de um motor turbojato que será fornecido por dois fabricantes. “Por se tratar de um item crítico, nós queremos dois fornecedores para garantir a continuidade da sua operação. Um dos fabricantes será nacional, a Turbomachine, que está desenvolvendo o turbojato TJ700. Ao todo, os testes vão envolver quase duas dezenas de lançamentos do MANSUP ER”, completou Carlos Alberto.
O MANSUP ER é compatível com o mesmo tubo lançador do MANSUP, tendo 4,90m de comprimento, 0,35m de diâmetro, 1,13m de envergadura e peso de 760kg. A navegação inercial tem auxílio de GNSS com flexibilidade para seguir uma rota por meio de “waypoints” 3D. Na fase final do voo, o míssil utiliza algoritmos inteligentes.
Por fim, não menos importante, a SIATT exibiu o míssil anticarro MAX 1.2AC.
Com 3km de alcance, conta com mira óptica de 7x, guiagem por “laser beam rider” imune às interferências eletrônicas e míssil com carga oca de 2,2kg de explosivo com poder de penetração e velocidade de 240m/s.
A espoleta é ativada por impacto e a sua vida útil é de 10 anos.
O míssil de 1,38m de comprimento, 0,13m de diâmetro e pesa 15,4kg. O sistema é portátil, necessitando de um soldado para fazer o transporte da unidade de tiro e outro da munição inserida no tubo lançador. O remuniciamento pode ser feito a cada 20 segundos e o sistema pode ser adaptado em viaturas leves o veículos blindados.
Recentemente, o Exército Brasileiro, que já possui lotes de produção deste sistema, fez um teste e demonstração com tiro real na fronteira com a Venezuela, demonstrando as capacidades e a precisão do sistema.
Respostas de 3
É isso mesmo, o MANSUP é maior e mais pesado que o MANSUP ER?
Eu pensei que a Turbomachine já nem existia mais.
Me lembro de a empresa ter feito uma oferta de motorização ao projeto do MAN-SUP com o objetivo de estender mesmo o alcance para 200km.
Fiquei muito feliz em ler essa noticia e saber que esta oferta feita anos atrás está se concretizando.
Existe e vai muito bem. Recentemente eles testaram um motor mais potente ainda.