Sherman “VOVÔ” novamente em marcha!

No dia 24 de agosto, o 1º Regimento de Carros de Combate (1º RCC) realizou uma solenidade comemorativa aos seus 78 anos de criação. A formatura contou com desfile da tropa a pé, desfile dos eternos integrantes do “Regimento Vanguardeiro”, desfile blindado e motorizado. Nessa atividade, diversas personalidades foram agraciadas com o diploma de amigo do Regimento, em reconhecimento a todo apoio prestado a esta Unidade de Cavalaria.

Estiveram presentes no evento o Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Brd Inf Bld), general de Brigada Marcelo Carvalho Ribeiro, o comandante da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (6ª Brd Cav Mec), general de Brigada Marcelo Rocha Lima, o general de Brigada veterano Giovany Carrião de Freitas, antigo Comandante da 6ª Brd Inf Bld, e mais autoridades civis e militares, e antigos integrantes do Regimento.

Fonte: 1º Regimento de Carros de Combate
Fotos: soldado Moura , soldado Petry e cabo Brain

COMPARTILHE

Respostas de 6

    1. Sim. Pela Wikipedia, são 16 M3 Stuart usados para treinamento, 4 M4 Sherman repotenciados com canhão 105 mm e 34 EE-9 Cascavel, revitalizados em 2008. Esses são todos os veículos de combate de cavalaria do Paraguai.

      1. Puts, a Wikipedia é uma excelente fonte de informações, mas, neste caso, está bem equivocada 🙁
        O Exército Paraguaio (EP) possui alguns poucos remanescentes dos X1P, que são M3/M3A1 Stuart doados pelo Brasil e modernizados pela Bernardini (sendo bastante semelhantes aos X1, mas com a torre original) em operação no 4º Regimento de Cavalaria.
        Os Sherman do EP (que na verdade eram Firefly modernizados pelos Argentinos com canhão de 105mm) eram três (doados pelos argentinos), foram utilizados pelo Regimento de Escolta Presidencial e foram retirados de operação em 2016. Pelo que eu saiba, estes eram os últimos Shermans operacionais.
        Sobre os ENGESA, o EP possui (em carga) 28 Cascavel e 12 Urutu.

  1. Pois é, Paulo. Por isso, quando uso dados retirados da wikipedia, eu cito que foi dela. Eu procurei em outros locais, inclusive no site do próprio exército paraguaio e não encontrei nada, por isso coloquei os dados da wiki. E no final, a condição de equipamento deles é pior do que está citado na wiki.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *