Senegal terá treinadores KT-1 da Coréia do Sul

0
2161
(Imagem: Força Aérea da República da Coreia)

De acordo com um portal de notícias da Coréia do Sul especializado em negócios, a Força Aérea do Senegal irá receber quatro turboélices de treinamento KT-1 Woong-Bee produzido no país asiático pela local Korea Aerospece Industries.

A notícia especifica que o contrato foi assinado na última sexta-feira (15), mas detalhes sobre valores, configurações e prazos de entregas não foram revelados.

O país da África ocidental irá se tornar o terceiro operador de KT-1 depois da Republica da Coréia e do Peru. As Forças Aéreas desses dois países empregam uma versão do KT-1 preparada para missões de ataque secundário, uma variante designada KA-1.

Não está claro se a Força Aérea Senegal (FAS) requisitou as mesmas características para seus exemplares, já que atualmente não possui qualquer aeronave de asas fixas com capacidades ofensivas. Entretanto, a FAS opera um par de helicópteros de assalto Mil Mi-35 ‘Hind’ adquiridos em 2005. Com quatro pontos duros sob as asas, o KT-1 pode, se necessário, fornecer uma capacidade suplementar ar-terra para plataformas de fabricação russa.

Imagem 2 Senegal-KT-1
Mais de 170 KT-1 já foram produzidos. (Imagem: Força Aérea da República da Coreia)

Vale lembrar que em abril de 2013 o Senegal adquiriu três A-29 Super Tucano tornando-se o quarto país africano a contar com o modelo.

Ivan Plavetz
Fonte: Jane’s Defence Weekly