SeaWing: planador para propulsão de embarcações de grande porte (Airbus).

O slogan da Airbus “Fazemos voar” acaba de agregar um significado totalmente novo com a aplicação da experiência aeronáutica da empresa à uma nova tecnologia que pode revolucionar a indústria de transporte marítimo.

O planador automatizado SeaWing, que utiliza tecnologia de parafólio para rebocar navios comerciais de grande porte, foi desenvolvido por uma equipe de engenheiros da Airbus engajados na preservação do meio ambiente.

A utilização do planador para propulsão de embarcações de grande porte aumentará a eficiência de combustível em 20%, ao mesmo tempo que reduz a emissão de gases de efeito estufa, segundo estimativas da fabricante.

Quando instalado em uma embarcação, pode ser acionado com um simples botão.

O planador é lançado, desenrolado e operado de maneira automatizada, enquanto seu sistema coleta e analisa dados marítimos e meteorológicos em tempo real para otimizar sua performance e garantir segurança máxima.

Quando não há mais necessidade de reboque, o SeaWing é dobrado e guardado automaticamente, estando pronto para a próxima utilização.

O SeaWing foi desenvolvido pela empresa AirSeas, uma pequena startup da Airbus que reúne engenheiros engajados na preservação do meio ambiente e com uma paixão em comum por aeronáutica e o mar.

A AirSeas mistura experiência em tecnologia marítima com o melhor que a Airbus tem para oferecer em termos de aerodinâmica, modelagem, controles de voo, sistemas e materiais.

Com os pedidos feitos pela Airbus para instalação do SeaWing em seus próprios navios ro-ro (roll-on/roll-off), o conceito do planador completa seu ciclo.

Ele será instalado em embarcações da Airbus que transportam peças grandes de aeronave entre centros de produção na Europa e nos Estados Unidos.

Além de reduzir os custos de transporte de acordo com a meta de 20%, espera-se que o SeaWing diminue a pegada ambiental industrial da Airbus como um todo, evitando a emissão de 8 mil toneladas de CO2 por ano.

“Estamos muito orgulhosos que a Airbus tenha depositado sua confiança no sistema SeaWing após ter acompanhado os resultados dos nossos testes em primeira mão em seu próprio navio”, explicou o fundador e CEO da empresa Vincent Bernatets, que no passado trabalhou na Airbus em cargos de gestão, marketing, pós-vendas e desenvolvimento de negócios. “Essa primeira instalação em uma embarcação ro-ro abre caminho para outros acordos pioneiros envolvendo embarcações como navios porta-contentores, navios graneleiros e balsas”.

Com uma estrutura simples e modular, o SeaWing foi criado para ser instalado rápida e facilmente em praticamente todos os tipos de navios comerciais atualmente em operação.

A instalação pode ser realizada durante estadias planejadas em qualquer ponto de parada.

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

A empresa grega EODH, em parceria com a belga-espanhola DUMA e a alemã KNDS in Deutschland (antiga Krauss-Maffei Wegmann), apresentou um...

No dia 08 de maio de 2024 acontecerá Helipark, em Carapicuíba, na Região Metropolitana de São Paulo (SP), a Conferência de Aviação Policial –...

Os anos pioneiros da era do jato na Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira foram marcados pela operação de...

A Comissão do Exército Brasileiro em Washington (CEBW) publicou, na última sexta-feira, dia 19 de abril, um pedido de cotação...

Comentários

DISPONÍVEL