SEAFUTURE 2025 – Leonardo apresenta a LIONFISH 30

Por Ares Osservatorio Difesa (*)

Durante a SEAFUTURE 2025, importante evento internacional no setor marítimo e de defesa, atualmente em andamento em La Spezia, Itália, a Leonardo apresentou a torre LIONFISH® 30, de 30mm, parte da família LIONFISH de torres de pequeno e médio calibre, desenvolvida para atender à crescente demanda de muitas marinhas por soluções multifuncionais leves, para uso em embarcações navais destinadas a tarefas de patrulha e proteção contra drones e outras ameaças modernas.

Já escolhida por diversas marinhas internacionais, a torre será entregue à Marinha Italiana até o final do ano para ser integrada às unidades de nova geração das Forças Armadas.

Seu impacto mínimo na plataforma o torna adequado para uso em veículos ou instalações terrestres, bem como em embarcações de até 25 metros de profundidade, enquanto seu alcance de elevação (-20° a +70°) permite o engajamento de alvos de superfície, drones e helicópteros. Modularidade, manutenção mínima e operação intuitiva (recursos comuns a toda a Família) também reduzem significativamente os requisitos de treinamento e ajudam a minimizar os custos ao longo de todo o ciclo de vida.

O LIONFISH® 30 é extremamente compacto e equipado com o novo Leonardo X-GUN, de de 30x173mm, movido eletricamente. Desenvolvido internamente e sem controle do ITAR (International Traffic in Arms Regulations), o X-GUN é capaz de utilizar munição de rajada aérea de última geração, que garante alto desempenho em operações com UAS-C, incluindo mini e microdrones, contra ameaças aéreas e de superfície. O uso de novas tecnologias, como a inteligência artificial, permitiu otimizar o engajamento, mesmo contra múltiplas ameaças simultaneamente.

A torre também se destaca por sua alta cadência de tiro e amplo alcance operacional. O LIONFISH® 30 é controlado remotamente por meio de um avançado console de comando e controle local (com vídeo digital de alta resolução e baixa latência) e é capaz de determinar coordenadas de tiro estabilizadas de forma autônoma, realizando cálculos balísticos da trajetória do alvo, graças a sistemas eletro-ópticos independentes e de alto desempenho.



(*) Ares Osservatorio Difesa é uma Associação Cultural italiana, fundada em 12 de abril de 2019, em Roma, para a análise e estudo de questões nacionais e internacionais relacionadas as áreas de defesa e segurança, e parceira de Tecnologia & Defesa no intercâmbio de informações, para manter os leitores atualizados das notícias importantes que ocorrem entre os dois países.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *