A Saab recebeu um pedido dos Exército dos Estados Unidos (US Army) para aquisição de um novo lote de munições para o sistema de armas de ombro portátil multifuncional Carl-Gustaf, no valor próximo a 75 milhões de dólares.
O pedido, que foi registrado durante o segundo trimestre de 2021 e com as entregas para 2022, está dentro do acordo IDIQ (“indefinite delivery, indefinite quantity”, ou “entrega indefinida, quantidade indefinida”), cujo contrato entre a Saab e o US Army foi assinado em 2019, e permite ao cliente fazer pedidos de munição para o Carl-Gustaf e de sistemas de armas de ombro AT4, descartáveis, durante um período de cinco anos.
A entrega para o US Army e Corpo de Fuzileiros Navais (USMC) será composta por sete tipos diferentes de munição, incluindo cartuchos anti-blindagem, anti-estrutura, fumaça e iluminação, todos enfatizando a versatilidade do sistema multifuncional Carl-Gustaf.
“O Carl-Gustaf é uma plataforma moderna e flexível, projetada pela Saab para atender às necessidades atuais e futuras das tropas em todos os ambientes de combate. Nossa munição Carl-Gustaf torna nossa arma adaptável e oferece efeitos garantidos contra veículos blindados, alvos fáceis e estruturas urbanas. Temos muito orgulho dos 35 anos de história da Saab no fornecimento de nossa família de sistemas de armas comprovados em combate para as Forças Armadas dos EUA”, disse Erik Smith, presidente e CEO da Saab nos EUA.
O sistema Carl-Gustaf da Saab tem um histórico longo e comprovado com os militares dos Estados Unidos, onde designado MAAWS (“Multi-Role Anti-Armor Anti-Personnel Weapon System), e está em serviço desde 1990. Em 2018, o US Army anunciou que adquirirá a versão mais recente da arma, a Carl-Gustaf M4, com a designação de M3E1.
Fonte: Saab do Brasil
Uma resposta
Bastos o Exército brasileiro não pretende modernizar seus meios anti-tanque principalmente com novos cal-Gustaf ou novos ATGM??