Saab recebe encomendas do Sabertooth (Autonomous Underwater Vehicle/Remotely Operated Vehicle).

0
1857
O Sabertoofh é um dos sistemas ofertados pela Saab/Saab Kockums* a Marinha do Brasil, dentro da sua proposta para o fornecimento de navios caça-minas Classe Koster.

A empresa de defesa e segurança Saab assinou um contrato para entregas do veículo autônomo / veículo de operação remota (AUV / ROV) Saab Sabertooth.

As entregas terão lugar em 2018. Com este contrato, o cliente ordenou os primeiros veículos em uma frota planejada para crescer no futuro.

Sob o acordo, a Saab e o cliente trabalharão juntos para desenvolver este veículo e suas aplicações no campo de inspeção, manutenção e reparação subterrâneas (IMR), pesquisa e trabalho de intervenção.

“Estamos satisfeitos por ter recebido esse pedido por um número inicial de sistemas. Para nós, é definitivamente um processo inovador para ganhar uma ordem Sabertooth de uma empresa líder que opera na indústria de óleo e gás. Trabalharemos em estreita colaboração com o cliente à medida que implementam o sistema e esperamos apoiá-los com foco estratégico e crescimento contínuo “, diz Görgen Johansson, chefe da área de negócios da Saab Dynamics.

“O cliente tomará grandes passos no futuro com a maneira como eles vão operar esse sistema. Certifique-se de que o sistema se desenvolva para atender às novas demandas dos usuários finais. Eles também, ao usar os veículos Sabertooth, diminuirão significativamente seus custos operacionais “, diz Görgen Johansson.

O contrato compreende um conjunto de sensores de pesquisa avançada. O sistema foi configurado para permitir sensores adicionais, que podem ser rapidamente integrados para atender às aplicações específicas do projeto.

O Sabertooth provou ser um sistema robusto e altamente capaz, ideal para os variados mercados de manutenção e operacional suportados pelo cliente. Pode ser operado de forma exclusiva em modos totalmente autônomos (AUV) e amarrados (ROV), permitindo operações duplas totalmente flexíveis a partir de uma plataforma.

A capacidade do veículo pode ser aplicada em toda a gama de operações submarinas, desde levantamentos de pesquisa de local até suporte de desmantelamento. A natureza da indústria é tal que informações adicionais sobre o cliente não serão anunciadas.

Nota do Autor: O Sabertoofh é um dos sistemas ofertados pela Saab/Saab Kockums* a Marinha do Brasil, dentro da sua proposta para o fornecimento de navios caça-minas Classe Koster. Feitos de GRP, material amagnético, esse navios tem como função atuar na Guerra de Minas. O Sabertooth é um dos mais importantes equipamentos de contramedidas de minagem utilizado por essa classe de navios.

*A Saab Kockums é uma empresa sueca, de construção e reparação de navios de guerra, com sede em Malmö, e estaleiros em Karlskrona e Muskö. O Estaleiro Kockums foi fundado em 1840 e adquirido em 2014 pela empresa sueca Saab.