Saab participa do Seminário Internacional A-CDM

A Saab participará do Seminário Internacional A-CDM, nos dias 9 e 10 de setembro no Aeroporto de Guarulhos. A Saab apresentará em sua palestra, dentro do Painel da Indústria, o tema “A-CDM Brasil: Abordagem em três etapas”. Sergio Martins, diretor de Gestão de Tráfego Aéreo (ATM), da Saab, irá propor uma reflexão sobre o modelo de Tomada de Decisão Colaborativa em Aeroportos e o impacto de sua implantação no dia a dia de cada stakeholder.

O A-CDM (Airport Collaborative Decision Making) é um modelo de operação aeroportuária, baseado na cultura de tomada de decisão compartilhada. O modelo A-CDM propõe um esforço integrado de todos os agentes que operam no ambiente aeroportuário (operador aeroportuário, companhias aéreas, controle de tráfego aéreo, ground handlers, etc.), no sentido de promover maior consciência situacional compartilhada entre stakeholders e precisão nas estimativas de horário das companhias aéreas, proporcionando, desta forma, maiores índices de agilidade e previsibilidade das operações.

“A implantação do modelo operacional A-CDM presupõe, em sua etapa inicial, a implantação de uma série de recursos e procedimentos, dedicados a proporcionar um aumento drástico do nível de consciência situacional, na operação dos diferentes stakeholders – elemento essencial para a tomada de decisão colaborativa”, diz Martins. “O compartilhamento de informações – primeiro componente do modelo operacional A-CDM, constitui a plataforma fundamental para a implantação dos demais elementos, além de agregar benefícios específicos à operação do aeroporto. É essencial a implementação do compartilhamento de informações, como fundamento básico para a adoção dos demais elementos do modelo”, complementa.

Dentre os benefícios associados à implantação do modelo operacional A-CDM, que vem promover uma importante mudança cultural, com impacto no dia a dia de todos os profissionais que atuam na gestão do aeroporto, destacam-se o aumento de previsibilidade na operação das companhias aéreas, a redução de consumo de combustível e emissão de CO2, e a melhora na experiência do passageiro. 

“Eventos como esse são essenciais para aprofundar a discussão sobre o tema, conhecer a experiência de outros países e preparar os diferentes stakeholders, para os desafios e benefícios associados ao processo de implantação do A-CDM – mudança de paradigma sem precedentes no ambiente aeroportuário do país”, aponta Martins.

O Seminário Internacional de A-CDM será promovido em parceria entre a Força Aérea Brasileira (FAB), a GRUAirport e a Action Editora, no Aeroporto Internacional de Guarulhos. A Saab é uma das patrocinadoras do evento.

Seminário Internacional de A-CDM: O futuro é colaborativo

Palestra: A-CDM Brasil – Abordagem em três etapas

Data: 10 de setembro

Horário: 13h30

Local: Terminal 3 – Aeroporto Internacional – Guarulhos

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Variante com uma nova torre é  apresentada na feira de Paris A BAE Systems está apresentando o CV90MkIV com uma...

Na quarta-feira (12), o mercado de defesa se agitou com a notícia divulgada pelo portal britânico Janes de que o...

A AVIBRAS Indústria Aeroespacial S/A, que em tempos passados foi considerada uma das maiores empresas  de defesa do mundo, mas...

Empresas brasileiras destacam inovações e capacidades no cenário internacional A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança...

Comentários

DISPONÍVEL