Saab na Conferência de Simulação e Tecnologia Militar

0
1848
SAVIT - Simulador Virtual para Armamento Portátil. (Imagem: Saab)

A Saab está participando da 5ª edição da Conferência de Simulação e Tecnologia Militar (CSTM), realizada em Brasília nesta semana.

A empresa está apresentando soluções para treinamento, simulação e camuflagem que são utilizadas pelas Forças Terrestres de diversos países como o Brasil, por exemplo.

Um dos destaques da exposição será o SAVIT – Small Arms Virtual Indoor Training (ou Simulador Virtual para Armamento Portátil, em português); sistema modular que possibilita treinamentos táticos e de técnica de tiro com alta fidelidade. O SAVIT permite que o atirador em formação treine não apenas o manejo do armamento, mas também receba uma avaliação precisa da pontaria, de acordo com os disparos virtuais efetuados sobre alvos estáticos e móveis.

O SOTACS, uma camuflagem pessoal, também será uma das soluções em exposição. Ideal para ser utilizado por forças de operações especiais, que operam em áreas de alto risco e precisam se manter “invisíveis”, reduz o risco de detecção do militar por conta de suas propriedades multiespectrais.

Imagem 3 Saab-CSTM
SOTACS é uma camuflagem pessoal para manter soldados ocultos durante missões de alto risco. (Imagem: Saab)

“Há alguns anos, cultivamos uma importante parceria com o Exército Brasileiro, inclusive com o fornecimento de soluções para treinamento e simulação, e ficamos muito satisfeitos em poder fazer parte da CSTM desde a sua primeira edição”, disse Marianna Silva, diretora geral da Saab do Brasil.

Desde 2010 a Saab e o Exército Brasileiro mantêm uma forte parceria para ampliar a capacidade de treinamento simulado das tropas nacionais. Em 2014 e 2015, por exemplo, a Saab participou, ao lado da Força Terrestre, do maior exercício de simulação integrada da América Latina, a Operação Centauro.

Ivan Plavetz