A Saab assinou um acordo-quadro com a Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) para fornecer às Forças Armadas da Suécia o Carl-Gustaf® M4.
O acordo-quadro permitirá que a FMV faça pedidos durante um período de dez anos. Um pedido inicial para os canhões sem recuo Carl-Gustaf M4, de aproximadamente MSEK 330, terá as entregas feitas no período entre 2020 e 2023.
Desde 1948, o sistema de armas multipropósito Carl-Gustaf tem apoiado a infantaria a pé em todo o mundo ao lidar com uma ampla gama de desafios no campo de batalha.
A nova versão, Carl-Gustaf M4, lançada em 2014, tem toda a eficácia e versatilidade do sistema Carl-Gustaf, mas seu design leve e aprimorado, pesando menos de 7 kg, oferece melhorias significativas de mobilidade ao soldado.
Em 2018, a FMV fez o primeiro pedido para fornecer às Forças Armadas Suecas a versão mais recente do sistema Carl-Gustaf.
O acordo-quadro recentemente assinado é o início de maiores investimentos no sistema, para eventualmente ter todas as Forças Armadas Suecas equipadas com o canhão sem recuo Carl-Gustaf M4, juntamente com atualizações para munição e acessórios.
O acordo-quadro permite que a FMV faça compras rápidas e econômicas em nome das Forças Armadas suecas com o mínimo de burocracia. Além disso, as Forças Armadas da Estónia e da Letónia também estão autorizadas a adquirir no âmbito do presente acordo-quadro.
“Temos o prazer de anunciar que as Forças Armadas Suecas, a primeira e original usuária do sistema Carl-Gustaf, decidiram modernizar sua capacidade em arma portáteis de apoio de fogo coletivo.
Essa ordem fornecerá aos soldados suecos as mais modernas armas de apoio, munição e acessórios”, diz Görgen Johansson, head da área de negócios Dynamics da Saab.
O Carl-Gustaf M4 é a versão mais moderna desse Sistema de Armas multipropósito portátil. Ele oferece aos usuários uma ampla gama de opções de interação e permite que as tropas permaneçam ágeis e eficazes em qualquer cenário.
Baseia-se nas capacidades formidáveis do sistema, oferecendo um maior grau de precisão, construção mais leve e compatibilidade com inovações futuras.
O M4 também é compatível com futuros desenvolvimentos tecnológicos no campo de batalha, como sistemas inteligentes de observação e munição programável.
Desde o lançamento em 2014, a Saab assinou contratos com onze nações diferentes para fornecer o Carl-Gustaf M4