Saab desenvolverá um novo torpedo leve

0
2656

A divisão de segurança e defesa da Saab recebeu encomenda da Administração de Material de Defesa da Suécia (FMV conforme sigla no idioma local) para desenvolvimento e produção de um novo torpedo leve, conhecido também como LWT (LightWeight Torpedo). O valor total do contrato é de aproximadamente US$ 183 milhões e a previsão é para que as primeiras entregas aconteçam ainda no corrente ano.

A encomenda formal foi firmada nos termos de Carta de Intenção assinada em junho de 2014 pela Saab e FMV. O documento faz parte do programa de fortalecimento das capacidades submarinas das Forças Armadas da Suécia.

Görgen Johansson, líder da Saab para negócios na área de sistemas dinâmicos, disse que a companhia esta satisfeita com a contínua confiança do FMV e da Marinha da Suécia nos produtos da empresa nessa área. Johansson destacou que muitos sistemas de emprego subaquático da Saab são lideres em seu segmento e a nova encomenda fortalece a posição da companhia nesse nicho de mercado. De acordo com ele, o novo torpedo leve substituirá o Torpedo 45.

O LWT poderá ser lançado de vários tipos de plataforma incluindo navios, submarinos e helicópteros. (Imagem: Saab)

De acordo com a Saab, ela detém expertise e experiência única no desenvolvimento de sistemas subaquáticos, incluindo para águas rasas ou ambientes profundos encontrados no Mar Báltico. Entre as áreas de experiência figuram a de propulsão, comunicações e buscadores de alvos. A Saab já é fornecedora de longa data de soluções subaquáticas para o FMV correspondentes a sistemas de armas, sensores, veículos autônomos ou de controle remoto e sistemas caça-minas.

Ivan Plavetz