A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que uma aeronave remotamente pilotada (ARP) colidiu com o solo em área desabitada no dia de ontem, 07 de maio, durante as operações de socorro à população do Rio Grande do Sul.
A Aeronave, um RQ-900 Hermes, fabricada pela Elbit Systems e que pertencia ao Primeiro Esquadrão do Décimo Segundo Grupo de Aviação (1º/12º GAv), “Esquadrão Hórus”, participou de diversas missões de apoio aéreo na Operação Taquari 2, localizando vítimas e coordenando helicópteros para seu resgate.
Uma equipe da AEL Sistemas, empresa integrante do Grupo Elbit, localizada em Porto Alegre e também atingida pelas inundações, está apoiando a FAB para colocar em operação outra ARP o mais rapidamente possível.
NOTA OFICIAL
“Uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP), da FAB, que é empregada nas missões de apoio aos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul, apresentou durante sua operação um problema técnico e veio a colidir com o solo, em região desabitada, nesta terça-feira (07/05).
A Força Aérea informa que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) vai investigar os fatores contribuintes da ocorrência aeronáutica”.
Respostas de 4
Ao menos foi em uso para salvar Vidas e não em demonstrações para autoridades que nada agregam nas operações deste tipo de equipamento e sua atividade fim
o tempo por lá não está nada legal também isso só dificulta o uso desse tipo de aeronave, na prática essa situação no RS é um verdadeiro desastre. Que Deus proteja as pessoas afetadas
Custo desse drone: 25 milhoes de dolares. É coberto por seguro?
25 milhões de reais, não dólares