ROV submarino encalha em praia de Saquarema

Cena incomum atraiu curiosos, mas área foi isolada pelos riscos da maré alta na Praia de Barra Nova, em Saquarema, nesta quinta-feira (18): um robô submarino, conhecido como ROV (Remotely Operated underwater Vehicle), equipamento que é operado remotamente, foi arrastado pela força da ressaca até a Praia de Barra Nova, em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado por volta das 13h e disse que uma equipe da Capitania dos Portos também foi para o local e a área precisou ser isolada para garantir a segurança dos moradores e banhistas, que estavam se arriscando na praia para chegar perto da máquina.

Segundo a Prefeitura de Saquarema, a Petrobras foi comunicada sobre o caso e entrou em contato com a empresa responsável pelo equipamento. Por meio de nota, a Petrobras disse que o equipamento pertence a empresa DOF Subsea Brasil, que não estava realizando operações para a Petrobras na ocorrência do incidente.

O ROV apareceu no local nesta quinta-feira (18) e chamou a atenção de quem passava pelo local

O ROV é equipado com câmeras de vídeo e sensores e podem vasculhar espaços com condições de visibilidade restrita.

 

Área interditada

No início da noite desta quinta-feira (18), a Prefeitura informou que a área foi interditada para a retirada do equipamento do local.

A carreta que vai fazer o reboque está atravessada na via. Segundo o município, tanto a Capitania dos Portos quanto a Polícia Militar (PM) estão no local.

O trânsito está sendo desviado pelas ruas paralelas. A Guarda Municipal atua na região orientando os motoristas.

COMPARTILHE