ROSTEC exportará helicópteros com sistema de defesa President-C

0
1642

A holding Russian Helicopters, pertencente ao conglomerado ROSTEC, corporação estatal da Federação da Rússia que desenvolve, fabrica e exporta produtos industriais para uso civil e militar, irá equipar suas aeronaves com o mais novo sistema de autodefesa aérea President-C. Os helicópteros multifuncionais Mi-171SH e Mi-17-B5, além dos modelos de transporte pesado Mi-26T2 e de combate Mi-28NE e Ka-52, já serão exportados com a nova tecnologia de acordo com o conglomerado russo.

O fortalecimento da ameaça terrorista e os inúmeros sistemas de defesa antiaérea portáteis existentes em mãos hostis, incluindo de mísseis ar-ar, representam uma ameaça significativa para os helicópteros. A situação internacional instável impõe cada vez mais a necessidade de melhorias constantes das aeronaves. É por conta disso que, com a introdução do “President-C”, a companhia russa assegura que a frota de helicópteros de fabricação russa estará fora de alcance dos sistemas já citados.

“Os helicópteros russos sempre demonstraram eficácia em condições reais de combate. A Russian Helicopters trabalha para melhorar os equipamentos, modernizando-os constantemente e equipando-os com aviônicas de última geração. A instalação do President-C protegerá nossas aeronaves contra os sistemas de defesa dos inimigos, proporcionando um alto nível de segurança nos voos”, afirmou Alexander Mikheyev, diretor-geral da holding.

Para 2016, doze helicópteros fornecidos para clientes estrangeiros já serão equipados com o sistema. Atualmente, a Fábrica de Helicópteros de Moscou Mil M.L. está realizando as provas com o modelo Mi-171SH, pertencente a um país estrangeiro, que conta com o President-C entre outras tecnologias. Uma vez concluídas as provas executadas por especialistas da Russian Helicopters e do Consórcio Tecnologias Radio Eletrônicas S.A., acontecerá a modernização de um grande lote de helicópteros Mi-171SH nas instalações do cliente no exterior.

O President-C poderá ser instalado em aeronaves de diversos tipos, incluindo as utilizadas por autoridades e chefes de Estado. (Imagem: Russian Helicopters)

Além dos modelos já citados anteriormente, a instalação do sistema também será oferecida nos novos contratos firmados para venda de outros modelos de helicópteros, sendo um componente importante do programa de modernização de aeronaves mundo afora realizado em conjunto com o Consórcio Tecnologias Radio Eletrônicas S.A.

O “President C” inclui sistemas de detecção de radiação laser, radiogoniômetro UV (Ultravioleta) para identificar o lançamento de mísseis, estação de supressão optoeletrônica, dispositivo de lançamento de flare (contramedidas pirotécnica para defesa aérea) e todo o sistema geral. O desenho é composto por blocos/estações que ficam localizados tanto dentro da fuselagem da aeronave como em pontos externos.

Ivan Plavetz