Em março deste ano, o Governo do Paraná começará a receber sete blindados táticos policiais canadense Roshel APC para reforçar as frotas da Polícia Militar do Paraná (PMPR), da Polícia Civil (PCPR) e da Polícia Penal (PPPR).
No dia 06 de fevereiro, durante uma cerimônia em Curitiba, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, destacou que os blindados vão ampliar a capacidade operacional das corporações. “No mês de março teremos blindados para operações importantes e complexas, um reforço ainda maior para nossas forças de segurança. São unidades compradas no Canadá e em breve as entregamos para a sociedade”, afirmou.
Esses blindados serão utilizados em operações especiais de alta complexidade, como ações de gestão de crises, combate a roubos a instituições financeiras e situações de tentativa de resgate de presos. Com um investimento de cerca de R$ 24,18 milhões, os dois primeiros já estão a caminho do Brasil e deverão ser entregues às Polícias Militar e Civil já no próximo mês.
De acordo com a empresa, o Roshel APC é uma viatura blindada de transporte de pessoal (VBTP), com tração 4X4, “projetada para oferecer proteção máxima e adaptabilidade em situações de resposta crítica e construída com materiais resistentes a balística e um sistema de suspensão robusto, garantindo durabilidade excepcional e estabilidade superior em terrenos desafiadores”.
Sua proteção balística cinética é de 360º e Nível V, de acordo com as normas NIJ 01.08.01, sendo capaz de resistir a projéteis perfurantes de .30-06 Springfield (7,62x63mm) M2 AP, e a ameaça de explosões contra a detonações de granadas do tipo DM31 e DM51. Além disso possui proteção antiminas no Nível I, mas na norma STANAG 4569 AEP 55, de acordo com as informações fornecidas pela empresa.

Com informações do Governo do Estado do Paraná