Rheinmetall recebe encomenda de veículos militares na América Latina

0
2399
Imagem 2 Rheinmetall-AméricaLatina
Os TGS e TGM reúnem excelentes performances em uma variada gama de ambientes. (Imagem: Rheinmetall)

Um usuário latino-americano não revelado firmou com a alemã  Rheinmetall uma milionária encomenda de veículos militares de emprego logístico. Avaliado em mais de € 53 milhões, o contrato prevê um lote inicial de 338 veículos para uso do Exército e Marinha do país comprador. O negócio inclui também serviços de suporte operacional.

As entregas estão previstas para acontecer entre março de 2016 e maio de 2017, compreendendo 92 TGS-MIL e 216 TGM-MIL para o Exército, bem como 30 TGS-MIL para a Marinha. De acordo com a Rheinmetall, há opção para  337 veículos adicionais.

Os veículos da série TGM e TGS são baseados na mundialmente comprovada geração MAN Trucknology. Na vanguarda da tecnologia comercial de modelos truck, a companhia é referencial para novos padrões internacionais aplicados em  projetos robustos e inovadores desse tipo de viatura.

Produzidos em larga-escala, esses veículos já rodaram milhões de quilômetros. Conforme a Rheinmetall, adotados por várias Forças Armadas e organismos de segurança, eles são preparados para resistir às mais extremas condições operacionais. TGM e TGS oferecem uma excelente razão custo/performance e são adequados  tanto para uso militar quanto civil.

Imagem 3 Rheinmetall-AméricaLatina
Os veículos das séries TGS e TGM são adaptáveis a um variado tipo de ambientes operacionais. (Imagem: Rheinmetall)

A Rheinmetall destaca que os TGM-MIL e TGS-MIL podem operar em qualquer condição climática submetidos a temperaturas entre -32 e + 49 graus Celsius. Na condição de veículos logísticos da classse de mobilidade C, padrão OTAN, essas viaturas combinam excelentes performances. Testados e comprovados, seus motores podem funcionar não somente com diesel, mas também com uma variedade de combustíveis encontrados nos teatros de operações como combustível de aviação (F-34).

As elevadas capacidades de transporte de carga tornam essas viaturas adequadas para uma ampla gama de tarefas. Segundo a Rheinmetall, por serem dotados de componentes facilmente encontrados no mercado, a operação desses veículos é simples e segura.

Entre as possíveis configurações figuram as equipadas com sistema de embarque e transporte de pallets e cargas, bem como com carroceria basculante, com equipamentos para combate a incêndios, para transporte de água e combustíveis, para transporte de tropas e  versões com provisões para operações de manutenção e recuperação de viaturas. Conforme a fabricante, todas essas variantes tem provado eficácia em todos os cenários operacionais.

Imagem 4 Rheinmetall-AméricaLatina
(Imagem: Rheinmetall)

A encomenda anunciada pela Rheinmetall consiste em veículos configurados para transportar  tropas, carga, água e combustível, além de unidades de oficina móvel.  A versatilidade  dos veículos permitirá que eles sejam mobilizados em resposta aos efeitos do fenômeno climático El Niño.

Por último, a Rheinmetall lembra que os TGM e TGS são econômicos de se operar. Atualmente, Forças Armadas de mais de 15 países empregam essas viaturas, totalizando quantidade superior a 80 mil unidades.

Ivan Plavetz