Em 15 de outubro de 2022, a Rheinmetall entregou o primeiro de um total de 209 veículos de combate de infantaria Lynx às Forças de Defesa Húngaras (HDF). Apenas dois anos após o pedido ser feito, o CEO da Rheinmetall AG, Armin Papperger, apresentou a chave ao ministro da Defesa húngaro, Kristóf Szalay-Bobrovniczky. A entrega ocorreu durante uma cerimônia de juramento de novos voluntários do serviço militar das Forças de Defesa Húngaras no Quartel Petöfi Sándor em Budapeste. O primeiro-ministro Viktor Orbán também participou da cerimônia. Lynx se tornará a espinha dorsal das forças de infantaria mecanizada da Hungria.
“Estamos muito orgulhosos de poder entregar hoje o primeiro veículo de combate de infantaria Lynx ao nosso parceiro Hungria”, disse Armin Papperger. “Este é um marco importante. O Lynx é o veículo de combate mais versátil de sua classe. Ao tomar esta decisão de aquisição voltada para o futuro, os principais oficiais políticos e militares da Hungria demonstraram liderança ao colocar a Hungria na vanguarda da tecnologia do exército europeu e destacar o húngaro compromisso do governo como um parceiro confiável de seus aliados da OTAN, uma política que está perseguindo com energia sistemática”.
Em setembro de 2020, o Ministério da Defesa húngaro concedeu à Rheinmetall um pedido para fornecer veículos de combate de infantaria e produtos e serviços relacionados com um valor total de mais de dois bilhões de euros. O pacote de entrega holístico inclui munição e logística, bem como nove modernos veículos blindados recuperadores Buffalo (“armoured recovery vehicle” – ARV), nove pontes lançadas por veículos blindados (“armored vehicle launched bridge” – AVLB) e 16 caminhões. A Hungria é o primeiro país membro da OTAN e da UE a receber o recém desenvolvido sistema modular de combate Lynx da Rheinmetall. Este importante contrato representa um grande avanço no mercado global de defesa para o novo veículo de combate inovador do grupo de tecnologia com sede em Düsseldorf.
O Lynx KF41 para o HDF é entregue em sete variantes, incluindo veículos de combate de infantaria (“infantry fighting vehicle” – IFV), posto de comando, reconhecimento, observador de fogo conjunto, transportador de morteiros, veículos de ambulância de campo e veículos de treinamento de motoristas. O contrato também inclui produtos e serviços adicionais da Rheinmetall, como simuladores, treinamento e instrução, além de um fornecimento inicial de peças de reposição e suporte de manutenção.
O Lynx IFV está equipado com uma torre de lança tripulada de 30 mm, bem como o sistema integrado de proteção ativa StrikeShield, ambos desenvolvidos também pela Rheinmetall.
Um primeiro lote de 46 veículos Lynx será entregue nas fábricas da Rheinmetall na Alemanha. Até o final do próximo ano, a Rheinmetall começará a entregar os veículos restantes de sua fábrica húngara. Para isso, o governo húngaro e a Rheinmetall concordaram em agosto de 2020 em estabelecer uma “joint venture” responsável pela criação de uma unidade de produção Lynx na Hungria. A unidade de produção de última geração para o inovador veículo de combate está sendo construída em Zalaegerszeg como parte do complexo industrial ZALAZone.
A instalação moderna não só contribui para a preservação e expansão das capacidades húngaras no desenvolvimento e produção de veículos de combate modernos, mas também fortalece a economia local. Os novos colegas húngaros da Rheinmetall já estão trabalhando nos novos veículos Lynx na Alemanha, adquirindo valiosos conhecimentos e habilidades que apoiarão a transferência de know-how e tecnologia.
Lynx – modular, flexível, à prova de futuro
O conceito Lynx abrange uma família de veículos completa, composta por um módulo de chassi e kits de missão flexíveis em várias variantes. Isso significa que o veículo básico pode ser configurado como um veículo de combate de infantaria, um sistema de defesa aérea, um veículo de comando ou uma ambulância de campo. Além disso, a mudança de uma configuração para outra pode ser realizada em questão de horas. Graças à uniformidade do veículo básico, o sistema resultará em custos de ciclo de vida substancialmente mais baixos, ao mesmo tempo em que permite que os usuários militares se adaptem às mudanças nos requisitos táticos e/ou aproveitem novos recursos. Excelente capacidade de sobrevivência, mobilidade e letalidade caracterizam o Lynx, assim como um excelente potencial de crescimento, inclusive em termos de peso total.
A torre Lance opera sistemas de sensores aprimorados para explorar totalmente as capacidades da munição de energia cinética programável com fusão de tempo (KETF) de 30 mm integrada e o moderno sistema de mísseis antitanque Spike 2 LR. Ele fornece uma capacidade abrangente de engajamento para ameaças simétricas e assimétricas.
O Lynx e o Lance são totalmente digitalizados, construídos na arquitetura genérica de veículo da OTAN (NGVA), permitindo a integração da tripulação, das desmontagens e do veículo na rede mais ampla do campo de batalha. A consciência situacional aprimorada permite a detecção rápida de alvos ou a transferência de alvos. Além disso, ele suporta a integração da capacidade de detecção multiespectral, incluindo UAVs e munições vagabundas para detecção e engajamento de alvos além da linha de visão.
O Lynx combina a modularidade dos sistemas de proteção passiva e ativa, fornecendo capacidade de proteção em camadas contra as ameaças predominantes no campo de batalha. Lynx protege seus ocupantes de todo o espectro de ameaças no campo de batalha, incluindo explosões, dispositivos explosivos improvisados (IEDs), fogo direto e indireto, munições cluster e mísseis guiados antitanque, bem como CBRN (“chemical, biological, radiological and nuclear”). Com sua eficácia de combate contundente e excelente mobilidade “off-road”, o Lynx dará às forças armadas de amanhã uma vantagem decisiva em operações militares complexas em todos os níveis de intensidade em todos os tipos de ambientes, superando várias ameaças e garantindo resultados favoráveis.
Seu interior espaçoso é insuperável por qualquer veículo de sua classe, garantindo a eficácia operacional de seus três tripulantes e até oito desmontagens de infantaria.
A digitalização, bem como o design físico moderno do Lynx, garantem o máximo desempenho contra as ameaças de hoje e recursos de crescimento contra as ameaças de amanhã. A arquitetura modular oferece capacidades de crescimento para carga útil, energia elétrica e capacidades de processamento do veículo para permitir a integração perfeita de equipamentos de missão aprimorados ou a realização de variantes especiais para funções em uma única família de veículos.
Fonte: Rheinmetall AG
Respostas de 10
Bastos, boa tarde, vc acharia viável e ou interessante o EB , seguindo alguns países que o fizeram(remodelando a estrutura “carroceria” do blindado e adicionando uma eletrônica embarcada e armamentos modernos, ao menos a Remax e lançador de ATGM ), projetar um veículo como o da matéria se valendo dos chassis dos modernizados M-113 BR ???
Como solução definitiva de longo prazo, não.
Obrigado pela resposta.
Qual a melhor solução em virtude de nossa realidade? A modernização dos Leopards e qual a solução para substituição dos M113?
quando vi o título eu falei.. muito rápido a entrega uai! ….. mas lá se foram dois anos .. e uma dúvida, o lynx usa duas nomenclaturas KF41 e KF31, de imediato uma maior que a outra, ou estou completamente equivocado?
O KF41 é maior e leva dois soldados a mais.
Bastos, sabe dizer se já existe no exército uma opção para substituir o M113 ?
E na sua visão qual seria uma opção para substituir o M113 ?
O EB está, atualmente, nos inícios do trabalho da nova família de blindados sobre lagartas, que deverá substituir as VBTP-SL M113 e as VBC CC Leopard.
Obrigado, pela resposta
Meu sonho de consumo para o E.B.
Bem que a Rheinmetall podia abrir uma fábrica aqui num futuro não tão distante.
Daí E.B. poderia fazer com eles em sua forças blindadas o que faz com a IVECO Defense na força mecanizada.
Desculpa Bastos. Sonhei alto demais.