O Canadá registrou junto à Saab um pedido de compra de unidades do sistema de defesa antiaérea de curto alcance RBS 70 NG. O valor da aquisição é de aproximadamente 227 milhões de dólares canadenses (1,8 bilhão de coroas suecas), com as entregas começando em 2024.
O material adquirido inclui todo o equipamento necessário para operar o RBS 70 NG como postos de tiro, mísseis, viaturas para transporte, treinamento e suporte. Após um processo de aquisição competitivo, a oferta da Saab foi escolhida para atender ao requisito operacional urgente do Programa de Sistema Portátil de Defesa Antiaérea para o Canadá. Dessa forma, a Saab fornecerá suporte de defesa antiaérea de longo prazo às Forças Armadas canadenses, com foco específico no programa “Enhanced Forward Presence” (EFP), na Letônia Como parte da oferta, a Saab comprometeu-se a desenvolver conteúdo local por intermédio de seu escritório no Canadá, bem como de parceiros e fornecedores estabelecidos naquele país.
O RBS 70 NG tem guiamento do míssil por feixe de laser ininterrupto e tecnologia de acompanhamento automático do alvo. È utilizado em diversos países pelo mundo, inclusive o Brasil.