A empresa alemã HENSOLDT, especialista em sensores na Europa, irá fornecer seis radares de alto desempenho para integrarem o sistema de defesa antiaéreo Diehl Defence IRIS-T SLM das Forças Armadas alemãs (Bundeswehr).
Em um contrato de milhões de euros (total exato não divulgado) a Diehl Defence deve entregar o primeiro dos sistemas para a Bundeswehr já no próximo ano.
“Esta encomenda atualiza a capacidade da Bundeswehr e, ao mesmo tempo, marca o início do programa European Sky Shield Initiative (ESSI), junto aos parceiros Diehl e Airbus” – Thomas Müller, CEO da HENSOLDT.
O radar multifunção TRML-4D emprega a última palavra em tecnologia digital de radares. Possui capacidade de detectar, seguir e classificar diferentes tipos de ameaças aéreas, sendo eficaz contra alvos de menores dimensões ou capazes de exibir variados perfis de voo e atuação, como drones ou mísseis, bem como aviões e helicópteros.
O sistema incrementa os recursos de rápida detecção e acompanhamento para cerca de 1.500 alvos simultâneos, num raio de ação superior a 250 km, e vários desses sistemas estão sendo produzidos para equipar a defesa aérea da Ucrânia. Além disso, podem ser integrados com as arquiteturas de sistema do tipo no âmbito OTAN e já provaram a sua interoperabilidade.