O Grupo EDGE e a Indra Sistemas chegaram a um acordo para estabelecer uma nova “joint venture”, a PULSE, com sede em Abu Dhabi. A empresa tem como objetivo promover a concepção e fabricação de sistemas de radar de ponta, apoiada por uma carteira de encomendas de clientes em mercados de elevado potencial em todo o mundo.
Hamad Al Marar, diretor Geral e CEO da EDGE, e José Vicente de los Mozos, CEO da Indra, estiveram em Madrid para assinar o acordo de “Joint Venture”, que inclui os acordos parassociais, na presença da ministra da Defesa espanhola, Margarita Robles Fernández; da secretária de Estado da Defesa espanhola, Amparo Valcarce; de Faisal Al Bannai, presidente do Grupo EDGE; de Marc Murtra, presidente da Indra, e de responsáveis do Ministério da Defesa espanhol, entre outras personalidades.
Na cerimônia oficial de assinatura, no Ministério da Defesa espanhol, em Madrid, S.E. Faisal Al Bannai, presidente da EDGE, afirmou: “O estabelecimento da PULSE assinala um marco transformador no avanço do panorama da defesa global através do fornecimento de sistemas de radar de última geração. Esta joint venture entre a EDGE e a Indra aborda lacunas críticas de capacidade, demonstrando o poder da inovação e da transferência de tecnologia para melhorar a excelência operacional e a segurança global. Reflete a nossa dedicação na construção de parcerias que impulsionam o progresso e promovem a estabilidade em regiões chave”.
Marc Murtra, presidente da Indra, declarou: “Este acordo, em parceria com a EDGE, fornecerá sistemas de radar da próxima geração. Incluirá infra-estruturas avançadas de investigação, laboratórios e instalações de teste, todos localizados nos Emirados Árabes Unidos. Este é um passo importante que permitirá à Indra expandir a sua presença global e desenvolver a nossa valiosa relação com a EDGE”.
A PULSE vai focar na engenharia, desenvolvimento, fabricação, integração e manutenção de sistemas de radar atuais e futuros, além de seus respetivos componentes, bem como na comercialização em mercados de elevado potencial, abrindo assim numerosas oportunidades de negócio internacionais.
O acordo permitirá a criação de duas empresas. A primeira, com participação de 50,01% da Indra e de 49,99% da EDGE, vai focar no desenvolvimento, desenho, integração, venda e manutenção de radares de última geração. A segunda, com participação de 50,01% da EDGE e 49,99% da Indra, será responsável pela fabricaçãode radares numa nova fábrica de última geração situada em Abu Dhabi.
O objetivo da parceria é aumentar a capacidade de produção e venda de radares, dotar os EAU de novas capacidades de radar através da transferência de conhecimentos e experiências, além de formar e desenvolver profissionais locais. A previsão é de que a empresa empregue, inicialmente, profissionais altamente especializados e experientes da Indra e empresas dos Emirados, tanto recém-licenciados como jovens profissionais, bem como engenheiros, peritos técnicos e perfis comerciais.
Está também previsto melhorar estrategicamente as capacidades locais de investigação e desenvolvimento. O intuito é abrir caminho para a evolução da tecnologia de radar da próxima geração através da criação de infraestruturas de investigação avançadas, de laboratórios e instalações de ensaio melhorados, da aquisição de tecnologias de ponta, da colaboração com peritos de renome e da implementação de programas de formação especializados para as equipes de investigação.
O diretor Geral e CEO do Grupo EDGE, Hamad Al Marar, afirmou: “A PULSE é um testemunho do poder da colaboração, combinando a experiência da EDGE e da Indra para conceber, desenvolver e fabricar sistemas de radar da próxima geração e exportá-los para os nossos principais clientes. Ao investir em instalações de produção avançadas, estamos posicionando os EAU como um centro global de inovação em radares, moldando o futuro da tecnologia de defesa nos domínios aéreo, terrestre e marítimo. Também incorpora a nossa visão estratégica de expandir a capacidade industrial dos EAU em tecnologias avançadas e estabelecer capacidades soberanas, impulsionando a autossuficiência e a inovação à escala global”.
José Vicente de los Mozos, CEO da Indra, explicou: “Em Abu Dhabi, planejamos criar uma nova fábrica de última geração com a tecnologia mais sofisticada, preparada para responder à elevada procura prevista para os sistemas de radar mais inovadores nos próximos anos. A nova entidade vai nos ajudar a acelerar a transformação do negócio da defesa para um perfil e uma mentalidade mais internacionais, tal como está delineado no nosso plano estratégico Leading the Future”.
Além disso, a PULSE, gozará de direitos preferenciais sobre as encomendas atuais e futuras à Indra ou à EDGE de radares baseados na tecnologia especificada no acordo. Serão geradas ainda novas oportunidades em mercados internacionais de elevado potencial, de acordo com o objetivo estabelecido no Plano Estratégico “Leading the Future” da Indra.
Fonte: Grupo EDGE