A Marinha do Brasil (MB), por intermédio da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), está realizando na manhã de hoje, 26 de novembro, a cerimônia PROSUB25, que reúne dois importantes marcos do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB): a mostra de armamento do submarino Tonelero (S42) e o batismo e lançamento ao mar do Almirante Karam (S43). A solenidade está ocorrendo no Complexo Naval de Itaguaí (CNI), maior e mais moderna base de construção, manutenção e operação de submarinos da América Latina.
A mostra de armamento do submarino Tonelero se caracteriza pela transferência oficial do meio ao Setor Operativo da Marinha, consolidando o terceiro submarino com propulsão diesel-elétrica construído no Brasil no âmbito do PROSUB.


Na mesma ocasião, será realizado o batismo e lançamento ao mar do submarino Almirante Karam (antes nomeado como Angostura), quarto submarino convencional construído no PROSUB. Após o lançamento, o meio iniciará a fase de testes de aceitação no mar, etapa necessária para sua futura transferência ao Setor Operativo da MB.
Ambos os submarinos foram projetados pela empresa Naval Group, com participação de engenheiros brasileiros, e prontificados no País pela Itaguaí Construções Navais, impulsionando o arrasto tecnológico nacional.
Com três submarinos da Classe Riachuelo incorporados: o Riachuelo (S40), o Humaitá (S41) e agora o Tonelero (S42), o PROSUB avança para a entrega do Almirante Karam (S43) e para o desenvolvimento do submarino nuclear convencionalmente armado Álvaro Alberto (SN10), que representa um salto tecnológico para a capacidade dissuasória e de defesa da Amazônia Azul.




Fonte: Marinha do Brasil