Projeto FITS4TOP – Um salto para o futuro do treinamento avançado de voo militar

A empresa italiana Leonardo está de olho no futuro do treinamento avançado de pilotos militares com o projeto internacional FITS4TOP (Future Integrated Training System for TOP Pilots), um inovador “sistema de sistemas” projetado para aprimorar as atuais capacidades de treinamento ao vivo, virtual e construtivo do currículo de treinamento de pilotos militares.

O projeto FITS4TOP é cofinanciado pela União Europeia no âmbito do Programa Europeu de Desenvolvimento Industrial da Defesa (EDIDP) 2019, um programa industrial que visa apoiar a competitividade e a capacidade de inovação da indústria de defesa da União. A solução está perfeitamente integrada no jato de treinamento avançado M-346 e em seus Sistemas de Treinamento Terrestre (GBTS).

O FITS4TOP é um inovador “sistema de sistemas” que utiliza hardware e software avançados, inteligência artificial, realidade aumentada, novos sensores, links de dados e aviônicos de última geração para aprimorar as atuais capacidades de simulação ao vivo, virtual e construtiva (LVC) dos programas de treinamento de pilotos militares. Essas capacidades – que permitem combinar aeronaves reais em voo, em uma única missão, com elementos simulados e forças amigas ou adversárias geradas por computador – são estendidas a um ambiente multidomínio moderno, caracterizado por um alto nível de interoperabilidade.

O projeto oferece um ambiente de treinamento altamente digitalizado, apoiado por computação de alto desempenho e recursos de resiliência cibernética, no qual os pilotos em treinamento realizam voos reais enquanto enfrentam potenciais ameaças aéreas, marítimas e terrestres.

Os alunos podem interagir em tempo real com instrutores e outros pilotos que operam simuladores, participando de cenários de missão simulados cada vez mais complexos e realistas. Eles adquirem e processam dados e informações, que podem ter origem em teatros de operações reais e serem filtrados por meio de recursos “amigos”, como os Controladores Aéreos Táticos Conjuntos (JTAC).

Os JTACs desempenham um papel crucial nas missões de Apoio Aéreo Aproximado (CAS), que exigem um alto grau de integração entre as aeronaves de combate e o pessoal em operação no solo.

Nos últimos dias, foi realizada uma demonstração das capacidades do projeto na unidade de produção da Leonardo, em Venegono Superiore (Varese, Itália), envolvendo uma aeronave M-346 em voo juntamente com seus sistemas de treinamento terrestre associados, para validar o demonstrador tecnológico FITS4TOP.

O evento, que contou com a presença de instituições europeias e representantes das forças armadas e da indústria de defesa dos quatro Estados-Membros participantes (Itália, Dinamarca, França e Roménia), marca um marco significativo no desenvolvimento de capacidades avançadas de simulação de voo a baixa altitude (LVC) para o treino de futuros pilotos de combate em ambientes com múltiplos cenários. Responde às crescentes exigências da Defesa Europeia e conclui a fase de desenvolvimento tecnológico iniciada em 2020 sob a coordenação da Leonardo, com a participação de seis parceiros de excelência aeroespacial (Italiana Ponti Radio, IFAD, MBDA, CS Group, METRA e INCAS) de quatro Estados-Membros da União Europeia.

Fonte: Leonardo

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *