Produção de mísseis ASRAAM para F-35 britânicos

0
2060
O ASRAAM é o primeiro míssil britânico projetado para entrar em serviço com o F-35 (Imagem: Lockheed Martin)

O Ministério da Defesa do Reino Unido (UK MoD) firmou um contrato de £184M com o consórcio europeu MBDA para a produção de mísseis ar-ar de guiamento infravermelho ASRAAM (Advanced Short Range Air-to-Air Missile), destinados a equipar os aviões de combate stealth de 5ª geração F-35 Lightning II.

O ASRAAM é o primeiro míssil britânico projetado para entrar em serviço com o F-35. De acordo com a MBDA, as grandes dimensões do motor-foguete e a aerodinâmica limpa do vetor permite um elevado desempenho cinemático, proporcionando uma performance elevada de acerto do alvo em comparação com outros modelos de mísseis infravermelhos em serviço.

No momento a MBDA está cumprindo contrato correspondente a um programa de suporte para os mísseis ASRAAM integrados aos aviões de combate Typhoon da RAF. Conforme a fabricante, uma racionalização de custos está sendo implementada graças ao emprego de componentes utilizados em outros produtos da MBDA, como por exemplo o Common Anti-air Modular Missile (CAMM), garantindo benefícios paralelos da dotação de um único tipo de míssil para toda a frota de aviões de combate do Reino Unido.

Os ASRAAM serão produzidos pela MBDA na nova planta industrial do Reino Unido localizada em Bolton, sendo que as atividades de engenharia serão desenvolvidas em Stevenage and Bristol.

A MBDA já fornece mísseis ASRAAM para os Typhonn da RAF (Imagem: UK MoD)
A MBDA já fornece mísseis ASRAAM para os Typhonn da RAF (Imagem: UK MoD)

A  totalidade do programa ASRAAM, combinado com a carga de trabalho associada em torno de programas domésticos e de exportação usando o sistema central CAMM, envolve 400 funcionários qualificados nos sites de produção da MBDA e na cadeia de fornecedores do Reino Unido.

Ivan Plavetz