Primeiro voo do KC-390 fica para 2015

De acordo com Embraer, o primeiro voo do KC-390 será em 2015. (Imagem: Ivan Plavetz)
De acordo com Embraer, o primeiro voo do KC-390 será em 2015. (Imagem: Ivan Plavetz)

A Embraer Defesa e Segurança (EDS) confirmou hoje que o primeiro voo do avião militar de transporte e reabastecimento aéreo KC-390 foi transferido para as primeiras semanas de 2015. De acordo com a empresa, a decolagem inaugural acontecerá assim que toda a preparação seja satisfatoriamente concluída.

O primeiro protótipo do KC-390, apresentado no dia 21 de outubro deste ano, na unidade da Embraer localizada no município de Gavião Peixoto (SP), está passando por um completo conjunto de ensaios de solo, incluindo taxiamento, steering , funcionamento dos motores, entre outros.

A Força Aérea Brasileira, proprietária e gerenciadora do programa, transformou sua intenção de compras em encomenda firme de 28 unidades, sendo que a primeira deve ser entregue no segundo semestre de 2016. Argentina, Chile, Colômbia, Portugal e República Tcheca possuem, juntos, intenções de compras assinadas correspondente a um total 32 unidades. De acordo com estudos de mercado anunciados durante o lançamento do programa em 2009, o KC-390 disputará uma fatia de mercado avaliado em 700 exemplares. Embora a empresa não divulgue a projeção da quantidade de aeronaves que espera negociar, acredita-se que o KC-390 será muito competitivo e seu potencial de venda é bastante promissor.

Ivan Plavetz

COMPARTILHE