No dia 22 de junho, o 6º Regimento de Cavalaria Blindado (6º RCB), de Alegrete (RS), realizou o primeiro tiro noturno real da viatura blindada de combate carro de combate (VBC CC) Leopard 1A5 BR. A atividade se desenvolveu no Campo de Instrução Barão de São Borja (CIBSB), Saicã, no município de Rosário do Sul (RS), entre os dias 20 e 24.
Desde a chegada dos Leopard 1A5 BR aos Regimentos de Cavalaria Blindados do Exército Brasileiro, não havia sido realizado o tiro noturno utilizando os instrumentos ópticos de visão termal que esta VBC CC possui.
O Projeto Leopard foi iniciado no Exército com a aquisição das viaturas Leopard 1A1. Já a o 1A5 utiliza como sistema de controle de tiro EMES-18 com telêmetro laser e visão termal para o combate noturno e este foi à grande evolução da frota que chegou ao Brasil em 2009.
Por ocasião desse exercício de tiro, o 2° Pelotão de Carros de Combate, do 2° Esquadrão de Carros de Combate, do 6º RCB concluiu a sua fase de adestramento, após realizar sua certificação operacional no Centro de Instrução de Blindados, realizando o tiro com desenfiamento, tiro em movimento durante um ataque coordenado, explorando o sistema de estabilização do canhão, e, por fim, realizando o esperado tiro noturno utilizando o dispositivo de imagem termal.
Fonte: 6º Regimento de Cavalaria Blindado
Fotos: 1º ten Santos, 2º ten Erick e 3º sgt R. Santos