Primeiro A400M para a Força Aérea da Espanha

0
2261
Primeiro A400M destinado à Espanha deve voar no próximo mês de julho. (Imagem: Airbus)

O primeiro exemplar do avião militar de transporte A400M destinado à Força Aérea da Espanha (Ejercito del Aire) já passou pelo processo de pintura de acordo com os padrões do usuário. A aeronave, com número de produção MSN44, recebeu a pintura na linha de montagem final da Airbus Defence & Space localizada em Sevilha, Espanha.

A próxima etapa será de testes de solo como preparação para a realização do voo inaugural marcado para meados do próximo mês de julho.

A Espanha é um dos oito países compradores do A400M ao lado de Alemanha, França, Reino Unido, Luxemburgo, Malásia, Bélgica e Turquia.

Originalmente, foram encomendados 27 exemplares para a Força Aérea da Espanha, entretanto, houve uma redução para 14 exemplares com aquisição confirmada, sendo que a compra dos 13 restantes poderá ser  firmada nos próximos anos.

O total de exemplares do A400M adquiridos soma 174 unidades, sendo que 24 deles estão em operação regular. O primeiro A400M de série foi entregue para a Força Aérea da França em agosto de 2013. No último dia 08 de junho, a França recebeu seu nono exemplar, a primeira dotada de capacidade tática plena.

Ivan Plavetz