Primeira visão do Armadillo TA-2 montado no M1152 HMMWV (LAAD 2019)

Paulo Bastos, direto do Rio Centro

A Mac Jee, empresa brasileira com atuação no setor de Defesa, apresenta, com exclusividade na LAAD Defence & Security, as novas funcionalidades do Armadillo TA-2.

No estande da empresa, localizado no Pavilhão 04, os visitantes podem conhecer o protótipo do exclusivo e inovador sistema de posicionamento e lançamento de foguetes da Mac Jee, além de conferirem as funcionalidades por meio de animações.

O Armadillo TA-2 foi desenvolvido e patenteado pela Mac Jee para oferecer ao mercado um sistema compacto, que atenda as demandas pelo uso de carros menores para suportar lançadores de foguetes.

O sistema da Mac Jee será construído e montado já a partir do segundo semestre de 2020.

O Armadillo TA-2 na proposta para o Exército Brasileiro, montado na plataforma Iveco LMV.

Entre as novas funcionalidades agregadas ao projeto inicial do Armadillo TA-2 estão: Sistema de conduta de tiro optrônico, desenvolvido com capacidade de designação de alvo até 10 quilômetros, tanto de dia quanto a noite; mastro optrônico retrátil; sistema de nivelamento do veículo eletrônico automático; computador de bordo touchscreen, permitindo a operabilidade do sistema completo desde a cabine do veículo.

A plataforma de lançamento opera em 360º e carrega três módulos, cada um contendo 16 foguetes de 70 mm, totalizando 48 disparos – tendo ainda mais 32 foguetes em um compartimento de recarregamento automático.

O protótipo foi instalado no veículo da empresa americana AM General, modelo M1152 HMMWV. Após a LAAD 2019, o Armadillo TA-2 entra em fase de testes no CAEX (Centro de Avaliações do Exército), no Rio de Janeiro.

O sistema pode ser operado manualmente ou de forma automática e foi projetado para retrair integralmente no veículo durante a fase não ofensiva.

Por ser totalmente retrátil, o sistema fica totalmente escondido, fazendo com que o veículo seja confundido com um veículo de patrulha 4×4 padrão.

Além disso, mantém a eficiência em qualquer condição meteorológica, mesmo em situações extremas como tempestades de areia, fortes chuvas ou frio extremo, ou variedades de terrenos.

O protótipo foi instalado no veículo da empresa americana AM General, modelo M1152 HMMWV e deve entrar em fase de testes no CAEx (Centro de Avaliações do Exército), no Rio de Janeiro.

A proposta do Armadillo TA-2 empregando o Humvee: exportações.

Além desse protótipo, a Mac Jee já prepara novas versões do sistema lançador de foguete, como um veículo de comando e controle e um veículo de observação avançada.

“O Armadillo TA-2 é o veículo leve com maior poder de fogo do mundo, podendo disparar tiros diretos até dois quilômetros sem estabilização e até dez quilômetros em tiros de artilharia indireta. Esse é um novo conceito que a Mac Jee passa a oferecer ao mercado, representando um novo marco ao setor de Defesa”, destaca o CEO da Mac Jee, Simon Jeannot.

Breve mais informações em T&D. #LAAD2019

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

A Saab assinou um contrato com a Administração Sueca de Materiais de Defesa (FMV) e recebeu um pedido de quatro...

O Exército Brasileiro (EB), por meio da Chefia de Material do Comando Logístico (CMat/CoLog), publicou hoje, dia 23 de fevereiro,...

Santiago Rivas No dia de hoje, 22 de fevereiro, a Embraer realizou a apresentação de um EMB-314E Super Tucano na...

O primeiro Condor Day, evento exclusivo da empresa Condor dedicado ao conceito não letal, ocorreu na última terça-feira, dia 20...

Comentários

Disponível

DISPONÍVEL