Primeira missão brasileira de instrução militar na Rússia

Após 188 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Rússia, o Exército Brasileiro contribuiu para o aprofundamento da cooperação entre os países através da primeira missão de instrução militar naquele país.

A missão aconteceu no segundo semestre de 2016, no início do ano letivo na Rússia, com o envio de um militar brasileiro para o ensino de Língua Portuguesa na Universidade Militar de Moscou (VUMO – Voyennyy Universitet Ministerstva Oborony).

O tenente-coronel Flávio César de Siqueira Marques foi o designado para a missão, e relatou que o idioma é ensinado na Universidade em função de históricas missões militares russas em países africanos que falam o português, como Angola e Moçambique. O militar avaliou que o ensino da Língua Portuguesa, com as peculiaridades empregadas pelas Forças Armadas do Brasil, abre caminhos para o fortalecimento da cooperação entre os dois países, facilitando o aumento do intercâmbio na área de Defesa.

As aulas da disciplina “Língua Portuguesa para Assuntos Militares” propiciaram extensão ao ensino universitário e consideraram a proficiência dos cadetes, que já estudam essa língua estrangeira por mais de dois anos.

Dentre as oportunidades de complementação de ensino, destaca-se, como principal contribuição, o desenvolvimento de termos tipicamente militares, empregados em organizações militares e nas operações. O ensino oferecido incluiu dinâmicas em grupo, dispositivos eletrônicos de apoio e jogos didáticos, nos quais os instruendos puderam treinar diversos aspectos da língua portuguesa, sempre considerando o vocabulário e a tradução militar.

(Imagem Agência Verde Oliva)
(Imagem: Agência Verde Oliva)

A Universidade Militar de Moscou agradeceu ao Exército Brasileiro pelo apoio prestado na formação dos cadetes e relatou que é a primeira vez que a instituição recebe um militar estrangeiro, reconhecendo que o modelo poderá ser estendido a outros idiomas.

Ivan Plavetz

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

No dia de hoje, 17 de abril, no Quartel General do Exército (QGEx), o general de exército Fernando José Sant’ana...

Nesta segunda-feira, dia 15 de abril, o Destacamento de Aviação do Exército no Comando Militar do Norte (Dst Av Ex/CMN)...

Começou no ultimo domingo, dia 14 de abril, a Operação “Jeanne d’Arc 2024”, exercício realizado pela Marinha do Brasil (MB)...

Santiago Rivas (*) Na manhã de hoje, 16 de abril, foi finalmente assinado o contrato de aquisição das 24 aeronaves...

Comentários

DISPONÍVEL