
O presidente do Peru, Ollanta Humala, e seu ministro da Defesa, Jakke Valakivi, visitaram, nesta semana, as instalações da Airbus Defence & Space localizada em Toulouse, na França. Lá, eles tiveram a oportunidade de verificar os progressos da construção do primeiro satélite peruano de observação da Terra, que recebeu a identificação de PerúSAT-1.
François Auque, responsável pela área de sistemas espaciais da Airbus, acompanhou o mandatário peruano durante a visita pela companhia. Humala pôde ver a plataforma e a instrumentação que será embarcada no PerúSAT-1, incluindo o potente sistema de imageamento óptico com capacidade de resolução submétrica (resolução menor que um metro).

De acordo com a Airbus D&S, os trabalhos de integração do PerúSAT-1 progridem conforme o cronograma previsto, que prevê a entrega do satélite dentro do prazo menor a dois anos a partir do início do contrato. Conforme a fabricante, essa marca será um recorde tratando-se de sistema satelital de observação tão potente.
Ivan Plavetz