Operação Culminating – Preparo dos militares que irão participar do exercício nos Estados Unidos

Foi realizado, no Centro de Adestramento Leste (CA-Leste), a capacitação de Observadores e Controladores do Adestramento (OCA), visando ao emprego de tropas do Exército Brasileiro (EB) no Exercício de Adestramento Operação Culminating, a ser realizado junto ao Exército dos Estados Unidos da América (US Army).

A Operação Culminating faz parte de um acordo bilateral entre o Exército Brasileiro e o dos Estados Unidos, iniciado em 2015, no qual, dentre outros objetivos, visa ao envio de uma Subunidade da Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt) e uma equipe de 16 OCA do EB para participarem de um exercício de rotação no Joint Readiness Training Center (JRTC), em Fort Polk, Lousiana, enquadrados num Batalhão da 82ª Aiborne Division, tropa de elite do Exército Americano, no segundo semestre de 2020.

Para a capacitação de OCA do EB, o CA-Leste recebeu em suas instalações uma delegação composta por um representante do Exército Sul dos EUA e quatro militares do JRTC, os quais proporcionaram conhecimentos necessários para que os OCA do EB e da Subunidade paraquedista estejam em plenas condições de participarem de um exercício de rotação junto às tropas americanas, utilizando a metodologia de preparo de tropas daquele país.

Participaram, também, dessa atividade uma equipe de 27 OCA do CA-Leste, cinco OCA do CA-Sul, além de oficiais e sargentos da Subunidade do 25º Batalhão de Infantaria Paraquedista (25º BI Pqdt) que será empregada na Operação Culminating.

A comitiva americana recebeu apresentações sobre as missões, possibilidades e capacidades do Centro de Adestramento Leste, bem como teve a oportunidade de conhecer a sua metodologia e os meios tecnológicos empregados nos Exercícios de Adestramento da Força Terrestre Brasileira.

Como contrapartida, a equipe do JRTC prestou relevante contribuição para os representantes do EB, compartilhando conhecimentos inerentes aos seguintes assuntos:

– possibilidades do JRTC e metodologia aplicada nos exercícios de Rotação do Exército Americano; e

– orientações sobre procedimentos dos OCA e sobre o preparo da SU 25º BI Pqdt para participarem de um Exercício de Rotação junto às tropas do Exército dos EUA.

A atividade de Capacitação de OCA, com a participação da delegação americana, ocorreu com um ciclo de intercâmbio de conhecimentos realizado na primeira semana e um exercício no terreno com um Pelotão paraquedista na segunda semana, dentro um quadro tático das operações no amplo espectro. Nesse contexto, o Pelotão paraquedista executou as seguintes tarefas: operações aeroterrestre noturna, investimento em localidade, tiro real noturno e diurno.

Espera-se, como produto dessa atividade, a aquisição de conhecimentos que serão utilizados para a capacitação da tropa do Exército Brasileiro que participará do Exercício Combinado Operação Culminating, os quais proporcionarão subsídios que possam contribuir para a evolução do preparo da Força Terrestre brasileira em operações multinacionais.

 

Fonte: CA-Leste

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Variante com uma nova torre é  apresentada na feira de Paris A BAE Systems está apresentando o CV90MkIV com uma...

Na quarta-feira (12), o mercado de defesa se agitou com a notícia divulgada pelo portal britânico Janes de que o...

A AVIBRAS Indústria Aeroespacial S/A, que em tempos passados foi considerada uma das maiores empresas  de defesa do mundo, mas...

Empresas brasileiras destacam inovações e capacidades no cenário internacional A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança...

Comentários

DISPONÍVEL