Pq R Mnt/5 finaliza a recuperação do primeiro lote de VBE PC M577A2

Dentro das prioridades definidas no Programa Estratégico Obtenção da Capacidade Operacional Plena (OCOP), o Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar (Pq R Mnt/5), Organização Militar de referência do Exército Brasileiro em manutenção e modernização de viaturas blindadas da “Série M”, finalizou, no mês de outubro do corrente ano, a recuperação de quatro Viaturas Blindadas Especiais Posto de Comando (VBE PC) M577A2, de um total de 34 recebidas em 2016, e provenientes do programa Excess Defense Articles (EDA) do Governo dos Estados Unidos da América.

O processo de recuperação, composto por várias fases, iniciou-se com o recebimento das viaturas, via Porto de Paranaguá (PR), e o transporte até o Pq R Mnt/5, passando pela vistoria das VBE PC M577A2 com a elaboração do correspondente Termo de Recebimento e Exame de Material (TREM). Nessa etapa, foi conduzido um intenso estudo técnico dos componentes e acessórios, subsidiando a posterior pesquisa de mercado com a finalidade de identificar no comércio nacional componentes para a viatura, mitigando a dependência de itens fabricados no país de origem.

Foram manutenidos todos os sistemas da viatura, com destaque para a substituição e padronização do sistema gerador movido a gasolina por um a diesel, de 6,5 kVA (potência nominal), com as adaptações necessárias para o seu funcionamento, tanto acoplado diretamente na VBE PC, quanto operado à distância. Foi realizada, ainda, a recuperação do toldo extensível localizado à retaguarda da viatura.

A viatura M577A2 possui capacidades técnicas singulares, as quais possibilitam o seu emprego não apenas como PC, mas também como Viatura Ambulância ou Viatura Central de Tiro.

Destacam-se, entre outras, as seguintes características: sistema de carregamento de bateria com fonte chaveada; possibilidade de alimentação de rede elétrica bifásica (110/220 V); sistema de recompletamento do reservatório de combustível do gerador por meio do reservatório da viatura; disponibilidade de seis tomadas, sendo quatro 110 V e duas 220 V; capacidade de operação do gerador à distância de até 50 m da viatura, com o emprego de cabo extensível; e sistema de ligação à rede elétrica predial local, dispensando ouso do gerador.

Tais características permitem a alimentação de diversos sistemas, como uma rede rádio e/ou rede lógica e, eventualmente, equipamentos médicos.

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Durante a Eurosatory 2024, que esta ocorrendo no Centro de exposições Paris-Nord Villepinte, localizado nos arredores de Paris, a empresa...

Variante com uma nova torre é  apresentada na feira de Paris A BAE Systems está apresentando o CV90MkIV com uma...

Na quarta-feira (12), o mercado de defesa se agitou com a notícia divulgada pelo portal britânico Janes de que o...

A AVIBRAS Indústria Aeroespacial S/A, que em tempos passados foi considerada uma das maiores empresas  de defesa do mundo, mas...

Comentários

DISPONÍVEL