Polônia prestes a receber seu primeiro jato LIFT M-346

0
2082
(Imagem: Leonardo-Aermacchi)

A Polônia está prestes a receber seu primeiro jato de treinamento LIFT (Lead-In Fighter Trainer) Leonardo Aermacchi M-346. A aeronave foi submetida aos testes finais incluindo eletromagnéticos dentro de câmara anecoica. Depois terá início a fase de voos experimentais e certificação de um segundo exemplar. O voo inaugural do segundo M-346 destinado à Polônia está marcado para o final deste mês.

Surtidas operacionais iniciais com o primeiro M-346 provarão os sistemas de comunicações e demais aviônicos e, em seguida, serão realizadas provas com o sistema de Treinamento Tático Simulado Embarcado (ETTS conforme sigla em inglês).

A certificação do primeiro M-346 da Força Aérea da Polônia está prevista para o final de outubro, e a entrega com data para novembro. Além dos oito M-346 encomendados, o contrato contém opção para aquisição de outros quatro.

A Polônia será o quarto país operador de M-346 aolado de Israel, Itália e Cingapura. (Imagem: Leonardo-Aermacchi)
A Polônia será o quarto país operador de M-346 aolado de Israel, Itália e Cingapura. (Imagem: Leonardo-Aermacchi)

A Leonardo também foi contratada para treinar 16 instrutores da Força Aérea da Polônia. O primeiro grupo de seis pilotos está em estágios finais do processo e outros quatro foram recentemente introduzidos ao curso.

Adicionalmente, há uma oferta da Leonardo correspondente à versão de emprego multipropósito M-346FT como potencial substituto dos veteranos aviões de ataque Sukhoi Su-22 poloneses.

Ivan Plavetz
Fonte: Flight Global