PMBA testa a viatura policial mais moderna do Brasil (DMT).

O Departamento de Modernização e Tecnologia (DMT), da Polícia Militar da Bahia (PMBA), recebeu e instalou em uma viatura, marca Chevrolet, modelo S10, utilizada pela CIPE Semi Árido, um sistema composto por câmeras e computadores da empresa norte americana DATA 911, tornando-se o veículo policial mais moderno do Brasil em termos de tecnologia embarcada.

A solução integra um computador robustecido com monitor touchscreen especialmente desenvolvido para uso embarcado, câmeras de vídeo internas e externas, a cores, e um sistema Global Position Sistem (GPS).

O DMT, juntamente com a empresa WEA/DATA 911, destacam os protocolos no desenvolvimento de soluções de TI para as viaturas policiais, integrando, também, as imagens de body cams, a fim de conectar veículos e policiais em tempo real com uma Central de Comando, Controle e Inteligência (C2I) apta para utilização em todo o território nacional.

A solução DATA  911 atualmente é utilizada por departamentos de polícia das grandes cidades americanas como Nova York, Chicago, Miami, Los Angeles, San Francisco, bem como forças de segurança policiais da Austrália, Canada e Espanha.

O hardware/software permite que os componentes sejam atualizados individualmente ou, em conjunto, impedindo a obsolescência. Estes computadores são equipados com processador Intel Core i7, conectividade via 4G, Wi-fi ou Bluetooth, além de  resistência a altas temperaturas.

A PMBA está testando essa tecnologia no uso constante, facilitando o trabalho das guarnições em tarefas diárias como a verificação de antecedentes criminais ou checando o status da Carteira Nacional de habilitação (CNH), por exemplo.

O sistema também efetua o gerenciamento das câmeras instaladas no veículo, e oferece ferramentas orientadas para a confecção de relatórios e boletins de ocorrência, entre outros documentos operacionais transmitidos para o escalão superior em tempo real on-line.

Outra funcionalidade é a geração de imagens de qualidade, tecnicamente úteis para serem empregadas como provas em favor das guarnições dos veículos, quando atendendo uma situação real (tudo é gravado).

O sistema também efetua o gerenciamento e geo-referenciamento on-line das viaturas que estejam empenhadas em uma operação, graças ao emprego de sinal GPS,  dentre outras funções.

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Em respostas às fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, o Exército Brasileiro deu início à Operação Sempre...

O Dr. Felipe Medeiros, gerente de desenvolvimento de Negócios da BAE Systems Brasil, foi nomeado membro associado (“associate fellow”) do...

Com a aquisição, conglomerado dos Emirados Árabes vai se torna um líder global em tecnologias não letais e aumenta suas...

Assim como aconteceu no VBC Cav, o Exército terá a seu dispor um sistema de artilharia considerado o “estado da...

Comentários

DISPONÍVEL